Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Buffett duplicou investimento na Apple para 18 mil milhões

No mês em que as acções atingiram máximos históricos consecutivos, Buffett duplicou a sua posição na Apple, controlando agora 2,5% do capital.

27 de Fevereiro de 2017 às 13:35
  • ...

Warren Buffett não é cliente dos produtos da Apple e não tem um iPhone, mas reconhece que são atractivos e utilizados por muitas pessoas. Daí que tenha decido efectuar uma forte aposta na companhia que fabrica "smartphones" mais usados do mundo.

Só no mês de Janeiro o famoso investidor comprou 133 milhões de acções da Apple, duplicando a posição da sua firma na Apple. A participação está agora avaliada em 18 mil milhões de dólares e dá à Berkshire Hathaway uma posição de 2,5% no capital da Apple.

Uma participação accionista que é agora a segunda mais valiosa da firma de Buffett, só atrás da detida na Coca-Cola.


Foi em entrevista à CNBC que Buffett revelou esta aposta forte na Apple. Já se sabia que a Berkshire estava a reforçar o investimento na Apple, desde o ano passado, mas a aposta efectuado em Janeiro foi considerável, permitindo duplicar a posição.


O reforço de investimento foi efectuado numa altura em que as acções estavam a atingir máximos, sendo que Buffett deixou de comprar acções quando a empresa apresentou os resultados, que conduziram os títulos a novos recordes.


E porquê esta aposta recente na empresa que já é a mais valiosa do mundo? "Porque gosto da companhia", respondeu Buffett. "A Apple atingiu-me porque tem um produto atractivo e um produto muito útil para as pessoas que o utilizam, não que eu o faça", acrescentou.

Esta aposta na Apple causou alguma surpresa nos mercados, já que Buffett é conhecido por não gostar de investir em empresas tecnológicas e não é habitual estes reforços de posição tão agressivos. Mas para Buffett a Apple não é uma tecnológica, mas sim uma fabricante de produtos de consumo.


Na entrevista à CNBC, Buffett aproveitou ainda para elogiar Tim Cook, que tem sido "muito inteligente" na gestão do capital, gracejando que está disponível para negociar uma troca de posições com o CEO da Apple.

As acções da Apple negoceiam actualmente nos 137,07 dólares, cerca de 30% acima do registado no final de 2015. Buffett começou a investir na "empresa da maçã" na primeira metade do ano passado e reforçou no segundo semestre.


Ganho acima de 1,6 mil milhões


De acordo com as contas efectuadas pela Bloomberg, Buffett já está com uma mais-valia potencial de 1,6 mil milhões de dólares na Apple, tendo em conta apenas as 61,2 milhões de acções detidas no final do ano.


Estas custaram 6,75 mil milhões de dólares, o que representa um preço-médio de 110,17 dólares por acção. O preço das acções compradas já este ano ainda não é conhecido, mas também este investimento está a ser rentável, tendo em conta que as acções estão em máximos históricos.


 

Ver comentários
Saber mais Appele Warren Buffett Tim Cook Berkshire Hathaway CNBC Coca-Cola
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio