Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI regressa à negociação a subir mais de 4%

Os títulos, que foram suspensos na última sessão quando estavam a valorizar mais de 10%, seguem a ganhar mais de 4%, depois de o CaixaBank e de Isabel dos Santos terem confirmado que estão em negociações.

Miguel Baltazar/Negócios
03 de Março de 2016 às 08:22
  • ...

As acções do BPI, que estavam suspensas desde a manhã de quarta-feira, voltaram a negociar e já seguem a valorizar mais de 4%. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários levantou a suspensão dos títulos, depois de o CaixaBank ter confirmado que está a negociar com Isabel dos Santos a compra da sua participação no banco.


O BPI segue a valorizar 4,15% para 1,229 euros, depois da negociação ter sido interrompida na sessão anterior a meio da manhã devido à especulação em torno de negociações entre os dois principais accionistas da instituição. Na altura em que foram suspensas pelo regulador, as acções seguiam a disparar 10,38% para 1,18 euros.


O CaixaBank confirmou em comunicado que "mantém contactos com o BPI e com o seu accionista, Santoro Finance – Prestação de Serviços no contexto da situação do excesso de concentração de riscos do BPI decorrente da sua participação de controlo no BFA".


Já Isabel dos Santos, a empresária angolana que tem 18,58% do BPI e mais 2,28% por via do Banco BCI e dos seus gestores, adiantou que está preocupada com o aproximar do prazo para o banco liderado por Fernando Ulrich reduzir a sua exposição a Angola, tal como determinado pelo BCE. E que se não acontecer até 10 de Abril, tal como o Negócios avançou, o banco arrisca-se a uma coima diária de no máximo de 162 mil euros.


Os analistas acreditam que o cenário mais provável é de uma nova oferta pública de aquisição (OPA), uma vez que para comprar as acções da angolana o CaixaBank terá que lançar uma oferta sobre a totalidade do capital do banco. O preço oferecido pelo banco catalão no ano passado, 1,329 euros por acção, pode ser um valor indicativo para uma nova contrapartida.

Ver comentários
Saber mais BPI bolsa OPA CaixaBank Isabel dos Santos negociações analistas CMVM suspensão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio