Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI fecha sessão a subir mais de 5% e impulsiona bolsa de Lisboa

O BPI fecha a valorizar pela sexta sessão consecutiva. Os ganhos surgem depois de notícias nos últimos dias colocarem a instituição entre os potenciais candidatos à compra do Novo Banco. A Mota-Engil fecha a subir 1% depois de o Governo atribuir a privatização da EGF ao grupo de Gonçalo Moura Martins.

Bloomberg
18 de Setembro de 2014 às 16:47
  • 86
  • ...

A bolsa de Lisboa fechou em terreno positivo esta quinta-feira, 18 de Setembro, impulsionada pela prestação do BPI. O PSI-20 fechou a valorizar 0,81% para os 5.905,32 pontos, com 13 cotadas a subir e cinco a descer.

 

O banco liderado por Fernando Ulrich encerrou a ganhar 5,05% para os 1,707 euros, a sua sexta sessão consecutiva a subir. A cotação do BPI está a beneficiar das notícias que colocam a instituição entre os potenciais candidatos à compra do Novo Banco.

 

Já a Mota-Engil fechou a valorizar 1,03% para os 5,22 euros, depois de o Governo ter anunciado que atribuiu a privatização da empresa de gestão de resíduos EGF ao grupo liderado por Gonçalo Moura Martins.

 

As principais praças europeias negoceiam em terreno positivo, com Madrid (0,71%), Paris (0,75%), Londres (0,5%), e Frankfurt  (1,22%) em alta.

 

Os mercados estão optimistas com as palavras da presidente da Reserva Federal norte-americana. Janet Yellen sinalizou na quarta-feira, 17 de Setembro, que pretende manter as taxas de juro baixas "por um tempo considerável" devido ao comportamento "moderado" da economia.

 

Na Europa, teve hoje lugar a primeira operação TLTRO do Banco Central Europeu (BCE), com o objectivo de injectar liquidez no mercado. Os bancos europeus foram buscar 82 mil milhões de euros a quatro anos aos cofres da autoridade monetária, a um juro de 0,25%, ainda assim um valor abaixo dos 170 mil milhões previstos pelos analistas consultados pela Bloomberg.

 

Hoje é também dia de referendo na Escócia, com 4,3 milhões de escoceses a decidirem se pretendem manter a união com a Inglaterra ou se preferem separar-se após 307 anos.

 

Em Lisboa, olhando para as cotadas de energia, a EDP fechou a ganhar 2,04% para 3,50 euros com a Galp a subir 1,17% para os 13,405 euros.

 

Já a EDP Renováveis valorizou 0,25% para 5,59 euros, enquanto a EDP Renováveis subiu 0,25% para 5,59 euros.

 

Na banca, o Banif fechou a subir 1,18% para 0,86 cêntimos, enquanto o BCP ganhou 0,10% para 10,01 cêntimos, depois de ter estado a subir 3,7% durante a sessão.

 

No Novo Banco, o substituto de Vítor Bento, Eduardo Stock da Cunha anunciou hoje ao seus colaboradores que o objectivo da sua liderança é "voltar a captar clientes e crescer em volume de depósitos e créditos de bom risco".

 

A Portugal Telecom fechou no vermelho, a descer 0,39% para 1,793 euros, no dia em que foi anunciado o nome de João Mello Franco, substituto de Henrique Granadeiro na liderança da empresa.

Ver comentários
Saber mais PSI 20 bolsa de Lisboa banca telecomunicações BPI BCP Mota-Engil
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio