Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa grega cai mais de 6% na segunda sessão após voltar a negociar

Depois de ter afundado mais de 16% na sessão de ontem, a bolsa grega continua em terreno negativo, com uma desvalorização de 6,5%. Os bancos continuam a pressionar a bolsa, com perdas de quase 30%.

Bloomberg
04 de Agosto de 2015 às 09:17
  • 6
  • ...

A bolsa de Atenas está a desvalorizar 6,5% neste que é o segundo dia de negociação após cinco semanas encerrada. Ontem, a praça grega afundou mais de 16%, a maior queda desde 1987.

Tal como na sessão de ontem, as cotadas do sector financeiro são as que mais pressionam a bolsa de Atenas, com o índice que reúne os maiores bancos do país, o FTSE/ATHEX Banks Index, a afundar 29,46%.

O Eurobank Ergasias cai 29,7%, o Alpha Bank 29,65%, o National Bank of Greece 29,05% e o Piraeus Bank 30%. Quando os títulos desvalorizam mais de 30% são suspensos pelo regulador. Só na sessão de ontem, 58 cotadas foram suspensas de negociação.

A bolsa foi encerrada no dia 26 de Junho, na mesma altura em que os bancos do país fecharam portas e em que foram impostos controlos de capitais. Enquanto os bancos reabriram no dia 20 de Julho, a bolsa só voltou a negociar esta segunda-feira, numa sessão de fortes perdas. Uma tendência que deverá persistir, de acordo com os analistas.  

"Após 25 dias de mercados encerrados e a imposição de controlo de capitais, antecipava-se uma grande pressão vendedora", admitiu Nicholas Kyriazis, do NBG Securities, em Atenas, ao Negócios. Uma opinião partilhada pelo presidente executivo da bolsa de Atenas, que afirmou à Bloomberg que a queda é "normal". Com a incerteza política e os indicadores económicos negativos, a pressão deverá continuar nos próximos dias, dizem os analistas.

 

Em Atenas, o Governo e os credores internacionais prosseguem as negociações sobre o terceiro resgate à Grécia, que poderá chegar aos 86 mil milhões de euros. 

Ver comentários
Saber mais Atenas Banks Index Eurobank Ergasias Alpha Bank National Bank Piraeus Bank Governo Grécia economia negócios e finanças política bolsa mercado e câmbios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio