Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa de Atenas sobe 1% e juros da dívida descem com perspectiva de extensão do programa grego

Atenas deverá pedir a extensão do programa de assistência financeira por mais seis meses até ao final da semana, uma notícia que animou o mercado de acções e obrigações, depois de duas sessões de forte pressão.

Bloomberg
18 de Fevereiro de 2015 às 16:08
  • 1
  • ...

Depois de duas sessões de fortes perdas, a bolsa de Atenas regressou a terreno positivo esta quarta-feira, 18 de Fevereiro, com a expectativa de que o país irá pedir uma extensão do programa de assistência financeira até ao final desta semana.

 

O principal índice grego valorizou 1,08% impulsionado, sobretudo, pelo sector financeiro, que tem sido o mais castigado pela incerteza quanto à forma como o país vai obter financiamento e cumprir as suas obrigações junto dos credores. O índice que reúne os bancos gregos subiu 5,65%.

 

As maiores subidas foram protagonizadas pelo National Bank of Greece, que somou 6,78%, e pelo Eurobank Ergasias, que avançou 6,12%. Já o Piraeus Bank valorizou 4,87% e o Alpha Bank subiu 4,26%.

 

Esta quarta-feira, o optimismo estende-se também ao mercado obrigacionista, estando os juros da dívida grega a aliviar das fortes subidas dos últimos dois dias.

 

Os juros associados à dívida a três anos descem 114,9 pontos base para 17,402%, enquanto no prazo a cinco anos a descida é de 64,3 pontos base para 14,879%. Já a ‘yield’ associada às obrigações a dez anos – o prazo de referência – cai 28,1 pontos base para 9,960%, de acordo com as taxas genéricas da Bloomberg.

 

Este desempenho tem lugar num dia em que chegam da capital grega sinais de que o país deverá pedir uma extensão do programa de assistência financeira até ao final da semana. Embora não seja certo quando é que esse pedido será enviado para Bruxelas.

 

Uma fonte oficial do Governo grego havia confirmado esta manhã a informação que Atenas pusera a circular ontem à tarde, segundo a qual o pedido de extensão dos empréstimos europeus seguiria hoje para Bruxelas. Mas, de acordo com uma "fonte anónima oficial" referida pelas agências noticiosas internacionais, afinal esse pedido só amanhã deverá sair de Atenas.

 

O Eurogrupo sinalizou na segunda-feira que está disponível para voltar a reunir-se nesta sexta-feira, se até lá o Governo grego decidir pedir a extensão do programa de assistência financeira que, à partida, expira no fim deste mês.

 

Entretanto é esperada hoje a decisão do BCE sobre um eventual alargamento da oferta de liquidez. A expectativa é que o banco central volte a aumentar o limite da linha de emergência (ELA, na sigla em inglês) que tem garantido liquidez aos bancos do país, não obstante ser esperada a resistência do governador do banco central alemão e de "outros", segundo refere a Reuters.

Ver comentários
Saber mais Atenas National Bank Euroban Ergasias Piraeus Bank Alpha Bank Eurogrupo BCE economia negócios e finanças bolsa juros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio