Notícia
Bolsa de Lisboa com ligeiro avanço no arranque. Mota sobe mais de 2%
O mercado acionista português acompanha os ganhos registados a esta hora pelas principais praças europeias. Mota-Engil lidera tabela do PSI com os investidores a sinalizarem como positivos os resultados do primeiro semestre apresentados esta noite pela construtora.
É uma manhã estável na bolsa de Lisboa. O PSI arrancou a sessão praticamente inalterado, a somar uns muito ligeiros 0,04% para os 6.748,82 pontos. Das 16 cotadas que compõem o principal índice português, seis avançam, oito caem e duas mantêm-se inalteradas.
A ldierar a tabela está a Mota-Engil. Depois de ter apresentado esta noite lucros de 49 milhões de euros até junho, a contrutora sobe 2,14%. Atrás está o BCP, que estende os ganhos da sessão anterior, a somar 0,44%, e logo depois a Jerónimo Martins, que avança 0,18%.
As restantes cotadas a verde são todas do setor energético: a EDP Renováveis e a EDP, que valorizam 0,14% e 0,11% respetivamente, e a Greenvolt, que sobe uns escassos 0,06%.
Em sentido inverso, a Ibersol lidera as perdas, com uma queda de 1,08%, seguida pela REN, que cai 0,42% e a Altri, a desvalorizar 0,33%. Segue-se depois a Galp Energia - a empresa com maior peso na bolsa nacional - que perde 0,29% a acompanhar a tendência de perdas do petróleo nos mercados internacionais.
No vermelho estão ainda a Corticeira Amorim (-0,23%), a Navigator (-0,22%), a Sonae (-0,21%) e a Nos (-0,14%).
CTT e Semapa mantêm a cotação de fecho de terça-feira.
Lisboa acompanha assim o sentimento dominante a esta hora na Europa, com as principais praças ocidentais a negociarem com ganhos.