Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bezos não se preocupa com as acções. Mas as da Amazon duplicaram este ano

Ficou famosa a entrevista em que o fundador da Amazon defendeu que os investidores não devem ficar obcecados com o desempenho das acções no curto prazo. Agora, 15 anos depois, os títulos da tecnológica estão em máximos históricos.

Jeff Bezos foi o milionário que mais lucrou, este ano. O fundador da Amazon ganhou 30,7 mil milhões de dólares e viu a sua fortuna mais do que duplicar para 59,3 mil milhões de dólares, o que lhe confere a quarta posição no 'ranking'.
31 de Dezembro de 2015 às 12:12
  • 1
  • ...

Em 2000, ano em que rebentou a "bolha" das tecnológicas, Jeff Bezos, fundador da Amazon, disse numa entrevista que "cada minuto gasto a pensar na cotação de curto prazo de uma acção é um minuto perdido", lembra o Financial Times. Mas, se na altura a sua empresa acumulava perdas, este ano mais do que duplicou de valor. E conseguiu outro feito: chegou a máximos históricos.

Quando Bezos foi entrevistado, há 15 anos, a retalhista online tinha apenas cinco anos, estava cotada há três e tinha perdido um quinto do seu valor nessa sessão, acrescenta o jornal britânico. A Amazon enfrentava, no mercado accionista, um período desafiante e chegaram a negociar nos 5,51 dólares em Outubro de 2000.


Mas, ao contrário do que aconteceu com outras tecnológicas que acabaram por não resistir, a Amazon sobreviveu e consolidou a sua actividade. Na bolsa, isso reflectiu-se em ganhos expressivos, nomeadamente nos últimos anos.

2015 ficará marcado pelo regresso do Nasdaq a máximos históricos. Mas o índice tecnológico de referência não esteve sozinho. A Amazon chegou aos 696,44 dólares, esta terça-feira, 29 de Dezembro, o valor mais elevado de sempre. E acumula uma valorização de 122%, desde o início do ano. Tem uma capitalização bolsista de 323 mil milhões de dólares.


Uma valorização acentuada que dá motivos para celebrar aos accionistas. Mas a um em especial. Precisamente Jeff Bezos. O fundador da Amazon foi, entre os 400 milionários que compõem o índice da Bloomberg, aquele que mais lucrou: viu a sua fortuna aumentar em 30,7 mil milhões de dólares, este ano.

O seu património mais do que duplicou para 59,3 mil milhões de dólares e subiu 16 posições para fechar o ano com a quarta maior fortuna, a nível mundial. Isto num ano em que grande parte dos investidores milionários perdeu dinheiro. No acumulado, os maiores patrimónios "encolheram" em 19 mil milhões de dólares.

Ver comentários
Saber mais Jeff Bezos Amazon tecnológicas acções. fortuna mais ricos milionários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio