Notícia
GES deverá encaixar mil milhões com venda de activos
O grupo presidido por Ricardo Salgado estima encaixar mil milhões de euros com a venda de activos da área não financeira.
O Grupo Espírito Santo "está a equacionar varias cotações em bolsa e outras cedências que deverão gerar um encaixe de cerca de mil milhões de euros", revelou Ricardo Salgado durante a apresentação de resultados do BES.
O presidente do BES disse ainda que a Espírito Santo Saúde irá para a bolsa até final de Março de 2014 e a Rioforte durante o ano.
O Grupo Espírito Santo está a preparar a dispersão em Bolsa da Rioforte em 2014, a empresa que agrega os negócios não financeiros. O Negócios sabe que em cima da mesa está a venda de 30 a 45% da Rioforte, através de uma oferta pública de venda (OPV) prevista para o final do próximo ano.
A venda de parte do capital da sociedade que detém os Hotéis Tivoli, a Espart ou a Espírito Santo Saúde tem como objectivo reduzir o endividamento do grupo. Aliás, há outros activos abaixo da própria Rioforte que também estão na lista para vendas parciais. Uma das hipóteses em cima da mesa seria a venda directa dos próprios Hotéis Tivoli, possibilidade que já foi admitida pelo gestor executivo da empresa, João Pena. No entanto, não apareceram ainda propostas por valores aliciantes.