Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Acções da SAG afundam 8%

O Governo vai introduzir alterações na tributação de veículos em sede de IRC. Além disso será implementada uma taxa adicional para os veículos a gasóleo. Um dia depois dos anúncios destas medidas, as acções da SAG – Soluções Automóvel Globais afundaram 8% em bolsa.

Negócios 16 de Outubro de 2013 às 18:58
  • 1
  • ...

Os títulos da cotada, que representa marcas automóvel como a Volkswagen, a Audi e ou a Skoda, desceram esta quarta-feira 8% para 0,23 euros.

 

A contribuir para este comportamento terão estado as medidas que serão implementadas no próximo ano e que constam da proposta do Orçamento do Estado para 2014, apresentado na terça-feira. 

 

As viaturas vão sair mais caras às empresas em IRS e em IRC, devido à subida das tributações autónomas.

 

Em IRS, o Governo determina que as entidades com contabilidade organizada passam a suportar uma taxa de 20% sobre os encargos dedutíveis relativos a automóveis ligeiros de passageiros ou mistos, cujo custo de aquisição seja igual ou superior a 20 mil euros, lê-se na proposta do Orçamento do Estado para 2014. Se for inferior aos 20 mil euros, a taxa será de 10%.

 

Já no IRC as taxas de tributação autónoma variam, consoante o valor de aquisição do veículo. Assim, a taxa passa para 15% no caso de viaturas com um custo de aquisição inferior a 20 mil euros; 27,5% para viaturas com um custo entre os 20 e os 35 mil euros; e 35% para carros acima de 35 mil euros.

 

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2014, o  Imposto Único de Circulação (IUC) para veículos de categoria A (matriculados até 1 de Julho de 2007) sofre um agravamento de 1%. Nos matriculados após Julho de 2007, regista-se um agravamento de 1% tanto na componente de cilindrada como de emissões de CO2.

 

Assim, além do IUC normal, são adicionadas taxas que variam entre os 1,39 e os 68,85 euros, dependendo da cilindrada e do ano da matrícula do veículo.

 

Estas medidas já levaram a que associações do sector automóvel se pronunciassem e criticassem as medidas.

Ver comentários
Saber mais IUC imposto automóvel Orçamento do Estado SAG
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio