Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Calculadora: Saiba com quantas acções do BCP vai ficar

O BCP vai fundir as suas acções, mas com um rácio diferente do que estava previsto. É uma operação sem impacto financeiro, mas que vai ditar mudanças na sua carteira de títulos. Utilize a calculadora para saber com quantas acções ficará.

  • ...

Depois de anos a colocar acções no mercado, através dos sucessivos aumentos de capital, o Banco Comercial Português (BCP) quer agora reduzir o número de títulos em bolsa. Os accionistas aprovaram a fusão das acções, não de 193 para uma como inicialmente proposto, mas de 75 para uma. Para perceber qual o impacto que este "reverse stock split" vai ter na sua carteira, o Negócios preparou uma calculadora. Simule.


Os accionistas da instituição liderada por Nuno Amado votaram a fusão de acções que levará o total de títulos de mais de 59 mil milhões para 786 milhões de títulos. Esta operação tem como único objectivo aumentar o valor unitário das acções, sendo que o valor de mercado da instituição continuaria a ser a mesma.


A proposta inicial era a de fundir 193 acções num único título. Acabou por ser aprovada a fusão de 75 num só, sendo que o BCP diz que o número de acções a atribuir será objecto de arredondamento por defeito para o número inteiro de acções mais próximo.

A diferença no arredondamento das acções será paga aos accionistas em dinheiro, utilizando a média ponderada da cotação do banco nos seis meses até à apresentação da proposta. Essa média é, actualmente, de 0,0454 euros, valor que é considerado na calculadora realizada pelo Negócios para que possa simular como vai mudar a sua carteira.


O que está o BCP a propor para as acções e accionistas?
A carregar o vídeo ...
Maria João Gago, redactora principal do Negócios, explica o que vai o BCP levar à assembleia-geral de accionistas de 21 de Abril, que pode permitir subir a cotação e levar à entrada de novos accionistas.
Ver comentários
Saber mais Banco Comercial Português BCP calculadora reverse stock split fusão de acções
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio