Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo lança linha de 200 milhões para start-ups

Novo programa para financiar gestoras de capital de risco será anunciado pelo primeiro-ministro na segunda-feira, durante uma sessão com cerca de 600 investidores paralela à Web Summit. Privados entram com mais 200 milhões.

Pedro Elias
  • ...

O Expresso avança na edição deste sábado que o Governo vai disponibilizar mais 200 milhões para apoiar o empreendedorismo. Uma informação adiantada também ao Negócios pelo secretário de Estado da Industrialização, João Vasconcelos. Porque o programa é co-financiado, ao todo serão 400 milhões para investir em start-ups, já que aos 200 financiados pelo Estado juntar-se-á, na mesma proporção, o dinheiro de privados.

 

Segundo explicou o governante com a pasta do empreendedorismo, em entrevista ao Negócios e à Antena 1, este financiamento irá privilegiar gestoras de capital de risco com competência comprovada e experiência em áreas específicas. 

 

"Nós queremos atrair os melhores investidores. E não só investidores de capital de risco. Pela primeira vez, nós valorizamos os investidores que tenham ‘know-how’ da indústria, especialização", adiantou João Vasconcelos. "Nós queremos investidores que estejam à vontade com digital, com robótica, com biotecnologia, com farmacêutica, com renováveis".

O concurso será aberto a investidores portugueses e estrangeiros. "Estes investidores é que vão dar mundo às nossas empresas. Eu não estou satisfeito em ter empreendedores portugueses, por causa da sua base científica, terem de ir buscar financiamento a Boston ou a Londres ou outros sítios, quando temos os instrumentos financeiros em Portugal", acrescentou o secretário de Estado.

 

De acordo com João Vasconcelos, o anúncio oficial do 200M, como se chama o programa, será feito pelo primeiro-ministro na Venture Summit, uma conferência paralela à Web Summit, que na segunda-feira reúne cerca de 600 investidores em Lisboa.

 

A nova linha de 200 milhões será financiada por fundos do Portugal 2020 e chegará aos investidores e às empresas durante o próximo ano. Recentemente a Instituição Financeira de Desenvolvimento concluiu o concurso de atribuição de 100 milhões de euros a 26 gestoras de capital de risco e de 18 milhões a "business angels". Este último valor será duplicado com o lançamento de um novo concurso.

 

O 200M faz parte do Startup Portugal, a estratégia nacional para o empreendedorismo. Lançada em Março de 2016, esta estratégia é composta por 15 medidas que se dividem em três grandes áreas: ecossistema, financiamento e internacionalização.

No âmbito do vector do financiamento, uma das medidas revelada no início do ano era já fomentar o co-investimento com capitais de risco. Dias antes de ser apresentada esta estratégia, o ministro Caldeira Cabral revelou que o Governo destinaria 400 milhões de euros para este fim.


O objectivo, segundo foi apontado na altura, passava sobretudo por atrair fundos internacionais com conhecimento especializado nas áreas de investimento. Os principais critérios para os fundos poderem beneficiar deste co-investimento estavam relacionados com o sector em que pretendem actuar e com o "track record", ou seja o histórico de investimentos nessa área.

Ver comentários
Saber mais Web Summit Start-up Portugal Empreendedorismo Programa 200M João Vasconcelos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio