Notícia
Governo avança com legislação para carros autónomos
O Executivo vai avançar, já no próximo ano, com legislação que permita a realização de testes para carros autónomos nas ruas portuguesas, revela o secretário de Estado da Indústria.
"Queremos criar legislação que permita usar as ruas de Portugal para piloto, para testes de carros" autónomos, adianta João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, em entrevista ao Negócios e à Antena 1. O diploma avança no próximo ano.
A regulamentação desta área é uma das estratégias do Ministério da Economia para atrair empresas e investimento. "Nós estamos muito focados em alterar regulação e em que isso sirva para atrair start-ups e centros de investigação e ciência nesses sectores", explica João Vasconcelos no programa Conversa Capital.
A adopção de legislação em áreas inovadoras não se ficará por aqui. O Governo vai avançar também com regulamentação para os drones e as novas empresas tecnológicas ligadas à área financeira, as "fintech".
"Não estou satisfeito que a maior plataforma de ‘equity crowdfunding’ da Europa que é a Seedrs, que movimentou o ano passado 120 milhões de libras, que tem um fundador português, que tem uma equipa em Portugal, tenha sede em Londres porque o Reino Unido é o país onde a regulação mais rapidamente avançou. Isso não é admissível", diz o secretário de Estado.
Ao contrário dos carros autónomos e dos drones, o trabalho legislativo para as Fintech ainda não arrancou.