Notícia
BMW alia-se à Intel e Mobileye e vai testar 40 carros autónomos este ano
A construtora automóvel BMW aliou-se à Intel e à Mobileye com o objectivo de testar cerca de 40 carros autónomos em estrada na segunda metade deste ano.
Em Julho do ano passado, a construtora automóvel alemã BMW aliou-se a duas tecnológicas, a Intel e a Mobileye. O objectivo era conseguir colocar veículos autónomos no mercado até 2021. No âmbito desta parceria, as três empresas anunciaram esta quarta-feira, 4 de Janeiro, de acordo com a Reuters, que pretendem realizar testes a uma frota de cerca de 40 carros autónomos no segundo semestre deste ano.
Os BMW 7-Series vão assim estar equipados com as últimas tecnologias da Intel e da Mobileye e preparados para realizarem testes mundialmente, sendo que os primeiros deverão ter lugar nos Estados Unidos e na Europa, revelaram as companhias na conferência Consumer Electronics Show, em Las Vegas (Estados Unidos).
Os carros autónomos podem ser um dos desafios que o sector enfrenta nos próximos anos, com vários actores a apostar neste segmento.
Também no mês passado foi noticiado que a Alphabet - casa-mãe da tecnológica Google - criou uma nova empresa para acomodar as actividades de desenvolvimento de veículos automóveis autónomos. A Waymo passou a partir de 13 de Dezembro a ser uma "empresa independente" dentro da Alphabet e foi criada com o objectivo de "tornar as deslocações mais seguras e fáceis para pessoas e bens," referiu a empresa durante uma conferência de imprensa em São Francisco, Califórnia.
E também a Apple confirmou, em Dezembro, que queria apostar nos carros autónomos.
Um mês antes, foi a vez da Nutonomy, start-up responsável pelo desenvolvimento de veículos de condução autónoma em Singapura, se preparar para testar veículos autonómos nas estradas de Boston. O objectivo passa por testar os veículos autónomos em condições meteorológicas diferentes das de Singapura, onde a empresa tem vindo a desenvolver testes de condução desde Agosto.