Notícia
“This is Portugal”. A campanha que não quer comparações
“This is Portugal” é uma campanha lançada este sábado pelo secretário de Estado da Indústria e por Paddy Cosgrave. O objectivo é passar a mensagem que Portugal não é nem Silicon Valley nem Berlim.
A maioria dos actores do mundo do empreendedorismo nacional já ouviu, pelo menos uma vez, Lisboa e Portugal a serem comparados ou com Silicon Valley ou mesmo com Berlim. Neste sentido, e para assinalar que Portugal tem uma identidade própria, foi lançada este sábado a campanha "This is Portugal" [Isto é Portugal].
Apresentada na Ericeira – onde este fim-de-semana decorre o Surf Summit – por João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, e por Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit, esta campanha tem o objectivo de mostrar, nomeadamente aos milhares de estrangeiros que vão estar em Lisboa para o Web Summit, que Portugal é um país cada vez mais atraente enquanto local para empresas tecnológicas, empreendedores e investidores, de acordo com o comunicado.
Para suportar esta ideia, as imagens que estão já nas ruas indicam que Portugal tem uma infra-estrutura de banda larga por todo o país, concede incentivos fiscais aos investidores que aposta na fase inicial de uma start-up ("early stage investors"). Além disso, tem mais de 80 incubadoras de start-ups certificadas e 400 milhões de euros para co-investimento com business angels e capitais de risco.
"Nas últimas semanas, a atenção internacional começou a estar focada em Portugal como a nova casa do Web Summit, com várias publicações internacionais a fazerem comparações com ecossistemas tecnológicos como o de Berlim e o de São Francisco. O objectivo desta campanha é destacar que as razões pelas quais Portugal é um novo local para as empresas tecnológicas e start-ups se localizarem", pode ler-se ainda no comunicado.
No passado fim-de-semana, o jornal britânico The Guardian publicou um artigo cujo título, em português, era "sol, surf e rendas baixas: porque Lisboa pode ser a próxima capital tecnológica". Já está semana a AFP escreveu uma notícia que tinha como título que Lisboa sonha com ter a marca de Silicon Valley da Europa. E a Reuters titulava que os empreendedores de Lisboa têm o objectivo de criarem um buzz tecnológico ao estilo de Berlim.
Em comunicado, o secretário de Estado da Indústria salienta que Portugal "tem uma identidade única de abertura cultural e ambição global". "Como Berlim e São Francisco têm a sua própria identidade, esta campanha está desenhada para expressar a nossa e temos uma audiência cativa no Web Summit".