Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Visitantes nos postos de turismo do Porto mais do que duplicaram desde 2010

No acumulado dos cinco anos foram cerca de 1,7 milhões os turistas contabilizados nestes pontos de informação na cidade. O valor de 2015 é 128% superior ao de 2010, mostrando o "boom" do sector na cidade.

24 de Agosto de 2016 às 19:34
  • ...

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que no primeiro semestre deste ano, o Norte continua a crescer no sector do turismo. A região lidera a nível nacional no aumento de 15,1% das dormidas, mas esse não é o único dado que evidencia o dinamismo da região.  

 

Em 2015, o número de turistas que procuraram os postos de turismo no Porto aumentou 128%, atingindo os 452.322, face a 2010, quando se fixaram em 198.155 visitas, segundo dados revelados ao Negócios por Filipe Ortigão Guimarães, director executivo da Associação de Turismo do Porto. No acumulado dos cinco anos foram 1,7 milhões os visitantes que passaram por estas estruturas. E no primeiro semestre deste ano a procura já é superior ao período homólogo.

 

"O turismo no Porto tem tido ao longo dos anos uma evolução muito positiva, conforme se verifica pelo crescente número de turistas/visitantes que procuraram informação nos postos oficiais do turismo", salientou o responsável.

 

Para Filipe Ortigão Guimarães, "a cidade continuará a registar um aumento da procura, seguido a tendência verificada nos últimos anos. Assistimos, actualmente, a um decréscimo da sazonalidade, em função, nomeadamente, da oferta cultural e turística que se estende a todos os meses do ano e a todos os locais da cidade", salientou.

 

Mas este aumento do turismo traz muitos desafios a uma cidade que teve um "boom" muito rápido, potenciado pelas "low cost" que viajam para a cidade. "Um dos principais desafios é manter a autenticidade do destino, isto é, conservar o património arquitectónico e imaterial que nos caracteriza e diferencia", referiu Filipe Ortigão Guimarães.

Para o futuro, o responsável acredita que será possível minimizar o impacto que o aumento do turismo possa ter na cidade. "A título de exemplo, será de destacar o regulamento de transportes turísticos (nesta fase encontra-se a decorrer a apreciação pública da alteração ao projecto), bem como o projecto de regeneração urbana do centro histórico da cidade", explicou.

Ver comentários
Saber mais Associação de Turismo do Porto Filipe Ortigão Guimarães Porto Instituto Nacional de Estatística turismo Porto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio