Notícia
Governo tem 60 milhões para financiamento de empresas turísticas
O novo instrumento de financiamento para o sector turístico estará assente num modelo de partilha de risco e liquidez entre o sistema bancário e o Turismo de Portugal. Os acordos são assinados esta quarta-feira, 2 de Março.
O Governo vai lançar esta quarta-feira, 2 de Março, um novo instrumento financeiro para o sector turístico.
O novo instrumento "colocará à disposição das PME da indústria do turismo cerca de 60 milhões de euros, através de uma modelo de partilha de risco e liquidez entre o sistema bancário e o Turismo de Portugal", faz saber uma nota do Ministério da Economia, liderado por Manuel Caldeira Cabral.
A assinatura dos protocolos bancários entre o Turismo de Portugal e as instituições financeiras está marcado para esta quarta-feira, 2 de Março, as 15:00, no decorrer da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa.
O pacote para financiamento e capitalização visa "a valorização da oferta turística, com um enfoque na requalificação de empreendimentos turísticos existentes, o desenvolvimento de projectos inovadores de empreendedorismo em áreas como a animação, restauração e outras com manifesto interesse para o turismo".
O novo instrumento foi anunciado pela primeira vez no início de Janeiro, com a secretária de Estado do Turismo a dar conta de um pacote que respondesse às necessidades de financiamento e capitalização das empresas turísticas.
"Vai ser lançado - penso que em Fevereiro conseguiremos lançar - um instrumento de financiamento bancário, através do modelo de protocolos bancários. Estamos a afiná-lo em função das necessidades concretas que hoje em dia as empresas turísticas têm", adiantou Ana Mendes Godinho na altura.
Nesse discurso, a responsável avançou também com ajustes na lei do alojamento local também em 2016.
A BTL arranca esta quarta-feira, 2 de Março, e estende-se até 6 de Março. Os primeiros dois dias são destinados a profissionais do sector.