Notícia
Lisboa vai ter mais 40 hotéis em dois anos
Em 2015, abriram 21 estabelecimentos na capital portuguesa e o ritmo de inaugurações deverá manter-se em 2016 e 2017. Em três anos, a capital deverá receber 60 novos hotéis.
O ano de 2015 foi o melhor de sempre para o turismo português, com o número de dormidas a atingir um novo recorde: 49 milhões, com as receitas a subir para os 1.780 milhões de euros. Com a chegada de mais turistas a Portugal, abrem cada vez mais hotéis, particularmente em Lisboa.
O aumento da procura levou à abertura de 21 hotéis na capital no ano passado, três vezes mais face ao ano anterior. Mas a inauguração de novas unidades hoteleiras não pára por aqui e este ano e em 2017 deverão abrir um total de 40 novos hotéis em Lisboa. Segundo as contas da consultora imobiliária CBRE, estas unidades estão actualmente em construção ou em fase de projecto.
Mas o crescimento também se vive a Norte, com o Porto a manter um "ritmo de crescimento da oferta e procura significativo, com a inauguração de algumas unidades de referência nos próximos dois anos".
O Algarve é a região mais procurada pelos turistas (35% das dormidas), seguindo-se a região de Lisboa, que pesa um quarto no total das dormidas em Portugal (12,25 milhões). Segue-se a Madeira (14%), Norte (13%), Centro (9%), Alentejo (3%) e Açores (3%).
Os mercados que trouxeram mais turistas a Portugal em 2015 foram o britânico (17%), seguido do alemão (10%) e do espanhol e francês (ambos com 7%).
"O contínuo dinamismo do sector do turismo potencializa a atractividade de Lisboa, atraindo novos operadores e incentivando outros à expansão", diz em comunicado a directora da CBRE, Cristina Arouca.
"É, por isso, esperado um aumento do investimento no setor hoteleiro, quer pelo desenvolvimento de novas unidades, quer pela aquisição de outras já existentes", sublinha.