Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Airbnb gerou 187 milhões para os restaurantes de Lisboa

A plataforma de reserva de alojamento local avaliou o impacto dos seus hóspedes na restauração de 44 cidades. Lisboa está integrada na lista, com um aumento de 79 milhões de euros.

Yuya Shino/Reuters
21 de Setembro de 2017 às 13:42
  • 1
  • ...

A plataforma de alojamento local Airbnb estima que os seus hóspedes contribuíram com 187 milhões de euros para os restaurantes de Lisboa desde Setembro de 2016. O valor representa mais 79 milhões de euros do que no período homólogo.

A conclusão é de um novo relatório onde a tecnológica revela que os seus hóspedes gastaram cerca de 5,4 mil milhões de euros em restaurantes em 44 cidades de todo o mundo. Lisboa está incluída nesta lista.


A sua estimativa é de que os hóspedes gastam entre 33 e 83 euros por noite em restaurantes, com praticamente metade desses gastos a ocorrerem em zonas onde estão alojados, "fora dos principais bairros de hotéis".


A Airbnb recorda a sua estimativa de um impacto económico superior a mil milhões de euros em Portugal no ano de 2016. No caso de Lisboa, só no primeiro trimestre de 2017, foram entregues directamente à autarquia 1,1 milhões de euros em taxa turística, sendo cobrado um euro por pernoita.


Portugal foi o sexto país europeu mais requisitado pela Airbnb este Verão, registando-se mais do que um milhão de reservas só em Julho e Agosto.


Estes dados sobre o impacto da Airbnb na restauração de Lisboa complementa outro estudo lançado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) com o ISCTE, divulgado esta semana.


No mesmo, é referido um impacto económico directo de 285 milhões de euros do alojamento local na área metropolitana de Lisboa – um impacto de 18,3% - e a criação de 20 mil postos de trabalho.

Ver comentários
Saber mais Airbnb Lisboa Portugal Associação da Hotelaria Restauração e Similares de Portugal AHRESP ISCTE economia negócios e finanças economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio