Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

TAP: PCP vai usar potestativo para chamar Galamba ao Parlamento

Depois do requerimento de audição do ministro das Infraestruturas sobre a TAP ter sido rejeitado com os votos contra do PS, o PCP vai avançar com um requerimento potestativo urgente.

Mariline Alves
04 de Outubro de 2023 às 13:24
  • ...

O PCP vai avançar com um requerimento potestativo urgente para chamar o ministro das Infraestruturas, João Galamba, ao Parlamento, para falar sobre o futuro da TAP. O anúncio foi feito depois do pedido da audição, feito no passado dia 28, ter sido esta quarta-feira rejeitado com os votos contra do PS.


"O Grupo Parlamentar do PCP reafirma que a privatização da TAP é um crime contra o país, contra a economia do país, contra a soberania nacional. Trata-se de uma decisão de abdicação nacional que exige esclarecimentos – e o Governo não se pode furtar ao debate", reforça o partido em comunicado.

 

Nesse sentido, o PCP "vem por este meio divulgar que requereu potestativamente a audição urgente do Ministro das Infraestruturas na Comissão de Economia da Assembleia da República", acrescenta.


Na semana passada, o Governo português anunciou que vai alienar pelo menos 51% do capital da TAP. E 5% do capital fica reservado para os trabalhadores, como dita a lei. Após o anúncio, foram várias as críticas dos partidos desde a esquerda à direita

O caderno de encargos da privatização deverá ser aprovado até ao final do ano, de modo a que seja cumprido o calendário estimado pelo Executivo de concluir a operação até ao final do primeiro semestre de 2024.

O valor da venda ainda não é conhecido. O Governo, que acordou um plano de reestruturação da TAP no valor de 3,2 mil milhões, quer ouvir primeiro os interessados antes de avançar com números.

Ver comentários
Saber mais João Galamba TAP PCP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio