Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subconcessão da STCP e do Metro do Porto motiva reunião extraordinária do Conselho Metropolitano do Porto

O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) reúne-se na próxima sexta-feira para discutir o processo de ajuste directo na subconcessão da STCP e da Metro do Porto que suscitou duras críticas dos autarcas, trabalhadores e da maioria dos partidos.

STCP perde seis milhões de passageiros
26 de Agosto de 2015 às 19:23
  • 2
  • ...

O presidente do CmP convidou esta quarta-feira, 26 de Agosto, os presidentes das câmaras envolvidas no processo para reunirem na sexta-feira pelas 12h00 "para discussão sobre os últimos dados da [subconcessão] STCP/Metro", divulgou fonte oficial.

 

O agendamento da reunião extraordinária do Conselho Metropolitano surge um dia depois de o Ministério da Economia ter informado que a concessão das operações da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e da Metro do Porto vai ser atribuída por ajuste directo.

 

Esta decisão gerou críticas dos trabalhadores das empresas e dos autarcas da região, tendo o presidente da Câmara de Gaia solicitado uma reunião "de emergência" do CmP para debater um eventual pedido de demissão do Conselho de Administração da Metro do Porto e da STCP.

 

"Um dos pontos que penso que faz sentido estar em cima da mesa nesta reunião é o pedido de demissão do Conselho de Administração [da Metro do Porto e STCP], e até mesmo do seu presidente, já que neste momento estão postos em causa os mínimos de confiança", avançou Eduardo Vítor Rodrigues em declarações à Lusa.

 

A Metro do Porto é detida em 40% pelo Estado português, em 39,9995% pela Área Metropolitana do Porto, em 16,67% pela STCP, em 3,33% pela CP - Comboios de Portugal e 0,0005% pelas câmaras municipais do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Gaia e Gondomar. Já a STCP é detida na totalidade pelo Estado.

 

Também na terça-feira o presidente do CmP, Hermínio Loureiro, afirmou  ter ficado surpreendido com a pressa do Governo para entregar a concessão das empresas Metro do Porto e STCP por ajuste direto, manifestando-se "preocupado" com o resultado deste processo, "tendo em conta o que aconteceu na primeira fase".

Ver comentários
Saber mais Conselho Metropolitano Ministério da Economia STCP transportes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio