Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS promete avançar com comissão de inquérito por causa da STCP/Metro

Os candidatos a deputados do PS pelo Porto prometeram esta sexta-feira usar todos os meios à sua disposição para evitar o ajuste directo para a concessão das transportadoras.

Bruno Simão/Negócios
28 de Agosto de 2015 às 13:20
  • 9
  • ...

O PS prometeu avançar com uma comissão de inquérito no início da próxima legislatura para investigar o concurso para a subconcessão da STCP e da Metro do Porto, avançou João Paulo Correia, candidato a deputado.

 

Ana Paula Vitorino, ex-secretária de Estado dos Transportes, prometeu também enviar um requerimento ao Governo e à nova Autoridade da Mobilidade e Transportes a contestar este processo. Os responsáveis falaram esta sexta-feira, 28 de Agosto, à margem da reunião do Conselho Metropolitano do Porto.

 

Os deputados acusaram o Governo de ter "voracidade" de privatizações e questionaram a pressa deste ajude directo, para o qual o Governo convidou os mesmos concorrentes que não quiseram avançar para o processo anterior. Recorde-se que o concurso original acabou apenas com um concorrente espanhol mas depois não foi concluído.

 

Trabalhadores, autarcas e oposição contestaram esta semana a decisão do Governo de relançar o processo de subconcessão da STCP e da Metro do Porto, agora por ajuste directo e com um prazo para a entrega de propostas que termina a 3 de Setembro, a um mês das eleições.

 

Depois de falhada a tentativa de entregar a gestão das duas empresas de transporte público do Porto ao consórcio TMB/Moventis,  o processo foi agora relançado, tendo sido convidadas a participar as 24 entidades que levantaram o caderno de encargo do concurso lançado em Agosto de 2014.

l

Ver comentários
Saber mais STCP Metro do Porto PS transportes concessões política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio