Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sindicato diz que catalães desistiram da STCP. Pires de Lima diz estar atento

Sindicato da STCP diz que consórcio catalão que ganhou subconcessões dos transportes do Porto desistiu da STCP. Pires de Lima diz que Governo actuará em conformidade com o cumprimento do caderno de encargos.

Paulo Duarte/Negócios
  • 2
  • ...

O ministro da Economia, Pires de Lima, escusou-se esta quinta-feira a dar mais informação relativamente ao comunicado divulgado por um sindicato da STCP, segundo o qual o consórcio catalão TMB/Moventis, que ganhou a subconcessão das duas empresas de transporte público do Porto, terá desistido da concessão da STCP.

 

"Estamos muito atentos no Governo aos compromissos que foram assumidos pelo consórcio que ganhou o concurso da concessão do Metro do Porto e da STCP. Estamos muito atentos à sua execução e actuaremos em conformidade com o cumprimento desse caderno de encargos", afirmou Pires de Lima em Matosinhos, à margem da inauguração do novo terminal de passageiros do Porto de Leixões.

 

"Não tenho nenhuma informação que neste momento possa partilhar com a comunicação social", disse o ministro, reforçando apenas estar "atento à concretização, à execução desse caderno de encargos e actuaremos em conformidade com aquilo que as circunstâncias ditarem".

O cenário de desistência do consórcio catalão tem vindo a tornar-se mais presente nos últimos tempos.

 

Como aconteceu com o contrato para a subconcessão do Metro do Porto, já assinado e a aguardar que o Tribunal de Contas se pronuncie, a TMB/Moventis tem estado a negociar o contrato com a STCP, no sentido de incluir alguns ajustamentos relativamente à proposta apresentada a concurso.

 

No caso do Metro do Porto, as alterações que chegaram a ser introduzidas levantaram dúvidas ao Tribunal de Contas, que pediu esclarecimentos adicionais á empresa, não tendo ainda tomado uma decisão.

Um conjunto de organizações representativas dos trabalhadores da STCP divulgaram esta quinta-feira uma nota de imprensa, onde referem que "a restruturação interna iniciada recentemente na STCP, com a nomeação de vários directores, respectivamente no departamento financeiro, recursos humanos, marketing e operações, parece indiciar que o consórcio espanhol TMB/MOVENTIS a quem foi adjudicada a concessão do serviço, tenha desistido da concessão".

 

"A certeza é que o contrato não foi assinado e tão pouco foi ainda constituída, pelo consórcio, a empresa para que tal se torne possível", acrescentam no comunicado, onde aproveitam para "manifestar o seu contentamento, com a desistência da única empresa que concorreu à concessão da STCP".

 

Ver comentários
Saber mais Pires de Lima sindicato da STCP transportes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio