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Metro do Porto com recorde de 30,5 milhões de passageiros

Entre Janeiro e Junho, o número de passageiros aumentou 5%. A linha entre Santo Ovídio e o Hospital de São João é a preferida. Números positivos numa altura em que se prepara a subconcessão para o período entre 2018 e 2025.

Paulo Duarte/Negócios
21 de Julho de 2017 às 13:33
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O Metro do Porto transportou 30,5 milhões de passageiros nos primeiros seis meses de 2017. O valor anunciado pela empresa esta sexta-feira, 21 de Julho, representa uma subida de quase 5%.

"Trata-se do melhor semestre de sempre para a empresa", considera a Metro do Porto, informando que ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos 50 mil clientes.


De Janeiro a Junho a procura aumentou entre 2 e 12%, conforme o mês. Excepção feita para Abril, que revela decréscimo, devido ao período de férias da Páscoa.


A linha amarela, entre Santo Ovídio e o Hospital de São João, assegura a preferência, com 9,2 milhões de clientes transportados. A Metro do Porto destaca ainda o crescimento homólogo de quase 18% da linha violeta, entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e o Estádio do Dragão.


São números positivos que ajudam a justificar que mais de duas dezenas de empresas já tenham procurado informação sobre o concurso para a subconcessão do metro do Porto. Como escreveu o Negócios, o presidente da empresa pública, Jorge Delgado, espera que pelo menos meia dúzia apresente proposta.


A subconcessão da operação e manutenção da rede do Metro do Porto para o período 2018-2025 custará um máximo de 311,1 milhões de euros, segundo uma portaria publicada em Julho.


A Metro do Porto está também preparada para lançar a concurso o projecto para a expansão da rede, estando a aguardar autorização das Finanças. A intenção é de que  a obra seja lançada ainda em 2018, permitindo que novas linhas estejam a funcionar em 2022.

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