Notícia
Metro do Porto abre esta quinta-feira segunda estação com nome “fashion"
A VC Fashion Outlet - Modivas, que abre esta quinta-feira, é a segunda estação da rede de metropolitano do Porto com um nome associado a uma marca comercial. A empresa está a negociar a venda do “naming” de mais estações e até de linhas.
A estação do Viso passou recentemente a chamar-se Via Rápida-Viso, por referência a um centro comercial de conveniência, propriedade do grupo Cudell, que abriu no início do ano e tem ligação directa à estação de metro.
Tratou-se da primeira paragem da rede de metropolitano do Porto a receber um nome associado a uma marca comercial.
A segunda, que corporiza uma estreia na rede, abre ao público esta quinta-feira, 27 de Julho, pelas 6:00, e foi baptizada de VC Fashion Outlet - Modivas, servindo o Vila do Conde Porto Fashion Outlet, que se situa a apenas alguns metros de distância e dispõe de um acesso pedonal directo.
Com a publicidade e o "naming" a valerem já perto de 3% das receitas anuais da Metro do Porto, a empresa está apostada em replicar a operação noutras estações, sendo possível que paragens como a de Sete Bicas, próxima do NorteShopping, a do Estádio do Dragão, junto ao Alameda Shop & Spot (antigo Dolce Vita Porto), ou a que se situa próxima do El Corte Inglés, em Gaia, venham a ser rebaptizadas com nomes associados àqueles centros comerciais.
A Metro do Porto também não descarta a venda do nome das linhas.
Entretanto, com a entrada em funcionamento da nova estação VC Fashion Outlet, que é a 82.ª da rede do Metro do Porto e a 36.ª da linha vermelha, fazendo a ligação entre o Estádio do Dragão e a Póvoa de Varzim, aquela empresa pública estima que cerca de um milhão de pessoas por ano deixe o automóvel em casa e passe a utilizar o metro nas suas deslocações até àquele centro comercial.
A nova estação, que teve um investimento total orçado em 1,2 milhões de euros e que foi suportado em partes iguais pela Metro do Porto e pelos proprietários do Outlet de Vila do Conde, fica a 25 minutos de viagem do Porto e a menos de 15 minutos da Póvoa de Varzim e do centro de Vila do Conde.
Estudos realizados indicam que a proximidade da estação ao centro vai atrair à rede do Metro "dois mil novos clientes por dia" e que o impacto na procura global do sistema se reflicta num aumento "superior a um milhão de validações anuais", permitindo que o investimento público realizado pela Metro do Porto na construção daquela estação seja recuperado em "18 meses", garante a empresa, em comunicado.
No Vila do Conde Porto Fashion Outlet, que diz receber anualmente mais de 4,5 milhões de visitas, trabalham cerca de 1.700 pessoas.