Notícia
Projectos para expandir Metro do Porto vão custar 4,7 milhões
A Metro do Porto lançou esta quarta-feira o concurso internacional para a elaboração dos projectos da nova fase de extensão da rede de metropolitano, que deverão ser adjudicados pelo valor máximo de 4,7 milhões de euros. A construção das novas linhas está orçada em 290 milhões.
O concurso internacional para a elaboração dos projectos da duas novas linhas da rede de metro do Porto, a construir entre 2019 e 2022, foi lançado esta quarta-feira, 6 de Setembro, conforme tinha publicamente anunciado o primeiro-ministro no último dia de Agosto.
"Este procedimento pressupõe a pré-qualificação dos candidatos, que após fazerem prova da sua capacidade e competência técnica, estarão aptos a apresentar propostas", explica a empresa Metro do Porto, em comunicado.
Com um valor global de referência de 4,7 milhões de euros, o concurso divide-se em dois lotes, um para cada projecto, podendo os interessados concorrer a apenas um deles ou a ambos.
O lote relativo ao projecto da Linha Rosa - totalmente subterrânea, com quatro novas estações enterradas, ligando S. Bento à Casa da Música, numa extensão de 2,5 quilómetros, apresenta como valor máximo 2,6 milhões de euros.
Já o lote respeitante ao prolongamento da Linha Amarela, com três novas extensões, ligando Santo Ovídio a Vila d’Este, numa extensão de 3,2 quilómetros, o valor máximo para adjudicação é de 2,1 milhões de euros.
"Uma vez ultrapassada a fase de pré-qualificação, que admite os concorrentes, as propostas apresentadas serão avaliadas de acordo com dois critérios: o preço (que tem um peso de 70%), e a valia técnica da proposta (critério que vale 30%)", refere a Metro do Porto, que "espera concluir este concurso e proceder à adjudicação dos projectos até ao fim de Dezembro desde ano".
Este processo deverá demorar cerca de um ano a ficar concluído, pelo que a empresa prevê lançar os concursos para as empreitadas de construção das duas novas linhas no final de 2018, de forma a que as obras arranquem, no Porto e em Vila Nova de Gaia, "nos primeiros meses de 2019 e venham a ficar concluídas em 2022".
O investimento global nesta fase de expansão da rede do metro do Porto, projectos incluídos, está orçado em 290 milhões de euros, a que acrescem cerca de 54 milhões de euros para reforço da frota de material circulante.
(Notícia actualizada às 14:12)