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Subconcessão do Metro do Porto por sete anos custará 311 milhões

A portaria que autoriza a empresa de transporte público do Porto a proceder a pagamentos ao futuro subconcessionário até 2025 foi publicada. O valor máximo de encargos é estimado em 311 milhões.

Paulo Duarte/Negócios
12 de Julho de 2017 às 17:30
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A subconcessão da operação e manutenção da rede do Metro do Porto para o período 2018-2025, cujo concurso já foi lançado, custará um máximo de 311,1 milhões de euros, de acordo com a portaria publicada esta quarta-feira, 12 de Julho, em Diário da República que autoriza a empresa a proceder ao pagamento de verbas até 2025.

De acordo com a portaria dos gabinetes do ministro do Ambiente e do secretário de Estado do Orçamento, no próximo ano os encargos serão da ordem dos 30 milhões de euros, a que acresce IVA. O montante sobe nos anos seguintes, até atingir em 2024 os 48,2 milhões (mais IVA).

No total a verba que a Metro do Porto fica autorizada a pagar em sete anos no âmbito da subconcessão da operação e da manutenção é superior ao valor de referência do concurso lançado, que é de 221 milhões de euros.

Isto porque o valor base do concurso tem como referência preços de 2016, enquanto a portaria que autoriza os pagamentos anuais ao futuro subconcessionário tem em conta os custos anualizados da subconcessão.

O concurso para a subconcessão do metro do Porto foi lançado em Junho, devendo os concorrentes apresentar propostas até 25 de Setembro. O critério de adjudicação é o preço mais baixo.

O concurso compreende toda a operação regular do Metro, bem com as grandes revisões da frota de material circulante, as grandes manutenções de sistemas técnicos (escadas mecânicas e elevadores) e do sistema de bilhética, estas últimas três áreas não incluídas no actual contrato de subconcessão, explicou a empresa quando lançou o procedimento.

A entidade que vier a ganhar o concurso receberá a subconcessão por um período de sete anos, entre Abril de 2018 e Abril de 2025.

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