Notícia
Metro do Porto lança concurso para novo operador
Depois da Normetro e da ViaPorto, a Metro do Porto procura um novo operador, para assumir funções a partir de 2018. O preço base do concurso público é de 221 milhões de euros.
A Metro do Porto lançou um concurso público na passada sexta-feira, 23 de Junho, para procurar um novo operador a partir de Abril de 2018. O preço base é de 221 milhões de euros, sendo o "preço mais baixo" o critério de adjudicação - o correspondente a 31,6 milhões por ano.
A operação deste sistema de transporte está, segundo a lei, atribuída a um subconcessionário. Nas suas atribuições inclui-se, além da operação e manutenção, "a segurança e apoio aos clientes".
De 2002 a 2010 essas responsabilidades couberam à Normetro. De 2010 até Abril de 2018, estando ainda em vigor, a subconcessão foi atribuída à ViaPorto. A etapa seguinte, colocada a concurso em regime de parceria público-privada, integra também um período de sete anos, entre Abril de 2018 e o mesmo mês de 2025.
"O prazo para entrega de propostas termina no dia 25 de Setembro deste ano, sendo previsível que a adjudicação ao vencedor suceda ainda até ao final deste ano, para que a nova subconcessão possa vigorar a partir de 1 de Abril de 2018", remata a Metro do Porto em comunicado.