Notícia
Volvo ES90. Carregamento ultrarrápido e 700 km de autonomia
O novo sedan elétrico premium ES90 que a Volvo revelou hoje, à escala mundial, em Estocolmo, oferece uma capacidade de carregamento ultrarrápida e uma autonomia total de 700 km. Chega a Portugal no final do ano. Os preços arrancam nos 72.950 euros.
A carregar o vídeo ...
05 de Março de 2025 às 17:15
‘Irmão’ de três volumes do SUV familiar EX90, o novo sedan ES90 vem, de certa forma, ocupar o lugar do S90 a combustão, que desapareceu recentemente de catálogo.
Produzido na fábrica da Volvo Cars em Shengdu, na China, o ES90 partilha a plataforma SPA2 com o EX90 e mede exatamente cinco metros de comprimento.
Alimentado por tecnologia de 800 volts para um carregamento mais rápido, e com uma potência de 350 kW, contra 250 kW do SUV de sete lugares, o ES90 pode recuperar até 300 km de autonomia em apenas 10 minutos, e realizar o carregamento de 0 a 80% em 20 minutos em postos rápidos.
No mercado nacional, a gama ES90 compreende três propulsores e três níveis de equipamento. O nível de entrada, Core, está associado à versão com um único motor (Single Mode Extended Range) de 333 cv de potência, bateria de 92 KWh e tração traseira. Tem uma autonomia de 650 km.
O segundo nível Plus vem equipado com dois motores (Twin Motor) com 449 cv de potência combinada, que formam assim uma tração integral, e uma bateria de 106 kWh. A autonomia de 700 km é idêntica à do terceiro nível, Ultra, que utiliza também a bateria de 106 kWh de capacidade associada a dois motores (Twin Motor Performance) com 680cv de potência. Acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos.
Os preços da versão Single Motor variam entre 72.950 e 85.650 euros consoante os três níveis de acabamento disponíveis. Já o Twin Motor (82.150 a 90.450 euros) e o Twin Motor Performance (87.700 a 95.950 euros) só estão disponíveis nos dois níveis mais elevados.
A Volvo anuncia, entretanto, uma oferta para empresas dos 62.500 euros mais IVA numa versão do ES90 bem equipada.
Já disponível para encomenda, as primeiras unidades ES90 começarão a ser entregues aos clientes no decorrer do último quarto trimestre do ano.
Perfil ‘fastback’
Moderno, elegante, muito espaçoso e com uma maior altura ao solo, o ES90 apresenta linhas escandinavas inspiradas no ‘design’ intemporal de modelos passados, incluindo o Volvo 780.
A frente apresenta o ‘design’ das luzes em forma de Martelo de Thor, que expressa uma identidade Volvo. A traseira é igualmente distinta, com novos farolins em LED em forma de C, complementadas com LED no vidro, criando uma sequência única de luz de boas-vindas e despedida.
De perfil, o ES90 apresenta uma linha de teto fluida tipo ‘fastback’ que equilibra um aspeto elegante com o espaço interior e contribui para uma boa aerodinâmica, aumentando a eficiência geral e a autonomia elétrica.
A marca propõe sete cores exteriores e quatro opções de jantes, com tamanhos que variam entre 20 e 22 polegadas.
De grandes dimensões, o portão traseiro facilita as tarefas de carga e descarga da bagageira, que oferece até 424 litros de espaço. Com os três bancos traseiros rebatidos, o espaço de carga aumenta para 733 litros. O ‘frunk’ de 22 litros na parte da frente permite guardar os cabos de carregamento.
No interior, o foco está no conforto premium, materiais de qualidade e design orientado para a funcionalidade.
Graças à sua distância entre eixos de 3,1 metros, o ES90 proporciona um espaço generoso para as pernas dos passageiros da segunda fila, tornando-o um lugar confortável para viajar, tanto para adultos como para crianças.
Seis temas de luz ambiente interior para o bem-estar sensorial e uma variedade de opções de estofos permitem personalizar, ainda mais, o novo ES90.
Entre outros destaques, o teto panorâmico oferece proteção UV de até 99,9% (a versão electrocrómica, permite ajustar a transparência do vidro) e assim regular a temperatura interior da melhor forma.
O ES90 mereceu ainda especial atenção em relação ao conforto acústico. Os níveis de ruído são baixos e permitem aproveitar ainda mais o sistema de som. A Volvo propõe três níveis, sendo que o topo é liderado por um sistema de som Bowers & Wilkins, com 25 altifalantes separados de alta-fidelidade.
Tecnologias e segurança
Tecnologicamente evoluído, o novo modelo vem com o sistema de computação central da Volvo mais poderoso.
O ES90 é construído sobre a arquitetura SPA2 e, tal como o EX90, baseia-se na tecnologia Superset da Volvo Cars. Isto consiste num único conjunto de módulos de hardware e software que suportará todos os próximos automóveis elétricos da Volvo, e que permite melhorar o desempenho geral e a tecnologia de segurança ao longo do ciclo de vida do automóvel e implementá-las por meio de atualizações over-the-air.
A nível de equipamento interior, o ES90 recebe o sistema de infotainment de última geração com o Google integrado, que inclui serviços como Google Maps, Google Assistant e mais apps do Google Play.
O sistema, compatível com 5G, é contínuo e responsivo, e alimentado pela plataforma Snapdragon® Cockpit da Qualcomm Technologies, que fornece todas as informações críticas para a condução, através do visor de 9 polegadas do condutor e do display head-up.
O visor central de 14,5 polegadas, por sua vez, dá acesso à navegação, entretenimento, climatização, telefone e outras funções. E para o ajudar a navegar por espaços de estacionamento apertados, uma nova vista 3D suportada por uma câmara de 360° está disponível para apoiar o condutor, sempre que necessário.
Em matéria de segurança, o ES90 vem com uma estrutura de segurança robusta, sistemas de retenção de última geração e zonas de deformação otimizadas. Os sistemas de segurança ativa são alimentados por um avançado conjunto de sensores, incluindo um lidar, cinco radares, sete câmaras e doze sensores ultrassónicos.
Negócios em Estocolmo, a convite da Volvo
Produzido na fábrica da Volvo Cars em Shengdu, na China, o ES90 partilha a plataforma SPA2 com o EX90 e mede exatamente cinco metros de comprimento.
No mercado nacional, a gama ES90 compreende três propulsores e três níveis de equipamento. O nível de entrada, Core, está associado à versão com um único motor (Single Mode Extended Range) de 333 cv de potência, bateria de 92 KWh e tração traseira. Tem uma autonomia de 650 km.
O segundo nível Plus vem equipado com dois motores (Twin Motor) com 449 cv de potência combinada, que formam assim uma tração integral, e uma bateria de 106 kWh. A autonomia de 700 km é idêntica à do terceiro nível, Ultra, que utiliza também a bateria de 106 kWh de capacidade associada a dois motores (Twin Motor Performance) com 680cv de potência. Acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos.
Os preços da versão Single Motor variam entre 72.950 e 85.650 euros consoante os três níveis de acabamento disponíveis. Já o Twin Motor (82.150 a 90.450 euros) e o Twin Motor Performance (87.700 a 95.950 euros) só estão disponíveis nos dois níveis mais elevados.
A Volvo anuncia, entretanto, uma oferta para empresas dos 62.500 euros mais IVA numa versão do ES90 bem equipada.
Já disponível para encomenda, as primeiras unidades ES90 começarão a ser entregues aos clientes no decorrer do último quarto trimestre do ano.
Perfil ‘fastback’
Moderno, elegante, muito espaçoso e com uma maior altura ao solo, o ES90 apresenta linhas escandinavas inspiradas no ‘design’ intemporal de modelos passados, incluindo o Volvo 780.
A frente apresenta o ‘design’ das luzes em forma de Martelo de Thor, que expressa uma identidade Volvo. A traseira é igualmente distinta, com novos farolins em LED em forma de C, complementadas com LED no vidro, criando uma sequência única de luz de boas-vindas e despedida.
De perfil, o ES90 apresenta uma linha de teto fluida tipo ‘fastback’ que equilibra um aspeto elegante com o espaço interior e contribui para uma boa aerodinâmica, aumentando a eficiência geral e a autonomia elétrica.
A marca propõe sete cores exteriores e quatro opções de jantes, com tamanhos que variam entre 20 e 22 polegadas.
De grandes dimensões, o portão traseiro facilita as tarefas de carga e descarga da bagageira, que oferece até 424 litros de espaço. Com os três bancos traseiros rebatidos, o espaço de carga aumenta para 733 litros. O ‘frunk’ de 22 litros na parte da frente permite guardar os cabos de carregamento.
No interior, o foco está no conforto premium, materiais de qualidade e design orientado para a funcionalidade.
Graças à sua distância entre eixos de 3,1 metros, o ES90 proporciona um espaço generoso para as pernas dos passageiros da segunda fila, tornando-o um lugar confortável para viajar, tanto para adultos como para crianças.
Seis temas de luz ambiente interior para o bem-estar sensorial e uma variedade de opções de estofos permitem personalizar, ainda mais, o novo ES90.
Entre outros destaques, o teto panorâmico oferece proteção UV de até 99,9% (a versão electrocrómica, permite ajustar a transparência do vidro) e assim regular a temperatura interior da melhor forma.
O ES90 mereceu ainda especial atenção em relação ao conforto acústico. Os níveis de ruído são baixos e permitem aproveitar ainda mais o sistema de som. A Volvo propõe três níveis, sendo que o topo é liderado por um sistema de som Bowers & Wilkins, com 25 altifalantes separados de alta-fidelidade.
Tecnologias e segurança
Tecnologicamente evoluído, o novo modelo vem com o sistema de computação central da Volvo mais poderoso.
O ES90 é construído sobre a arquitetura SPA2 e, tal como o EX90, baseia-se na tecnologia Superset da Volvo Cars. Isto consiste num único conjunto de módulos de hardware e software que suportará todos os próximos automóveis elétricos da Volvo, e que permite melhorar o desempenho geral e a tecnologia de segurança ao longo do ciclo de vida do automóvel e implementá-las por meio de atualizações over-the-air.
A nível de equipamento interior, o ES90 recebe o sistema de infotainment de última geração com o Google integrado, que inclui serviços como Google Maps, Google Assistant e mais apps do Google Play.
O sistema, compatível com 5G, é contínuo e responsivo, e alimentado pela plataforma Snapdragon® Cockpit da Qualcomm Technologies, que fornece todas as informações críticas para a condução, através do visor de 9 polegadas do condutor e do display head-up.
O visor central de 14,5 polegadas, por sua vez, dá acesso à navegação, entretenimento, climatização, telefone e outras funções. E para o ajudar a navegar por espaços de estacionamento apertados, uma nova vista 3D suportada por uma câmara de 360° está disponível para apoiar o condutor, sempre que necessário.
Em matéria de segurança, o ES90 vem com uma estrutura de segurança robusta, sistemas de retenção de última geração e zonas de deformação otimizadas. Os sistemas de segurança ativa são alimentados por um avançado conjunto de sensores, incluindo um lidar, cinco radares, sete câmaras e doze sensores ultrassónicos.
Negócios em Estocolmo, a convite da Volvo