Notícia
Lisboa disputa centro operacional da Uber com outras quatro cidades
Lisboa disputa com outras quatro cidades a instalação de um centro operacional e de suporte da Uber, apurou o Negócios. Está prevista a criação de 250 postos de trabalho.
A capital portuguesa está na "short-list" para a instalação do centro, competindo com Cracóvia, na Polónia, Cairo, no Egipto, Limerick, na Irlanda e Paris, em França. Ao que o Negócios apurou, Lisboa está bem encaminhada para receber o investimento.
A Uber está em Portugal desde Julho de 2014 e tem já operações em Lisboa, Porto e Algarve, contando com mais de 3.000 motoristas. Três anos depois continua à espera da regulamentação da actividade de transporte a partir de plataformas digitais, que tem estado parada no Parlamento.
O Governo avançou com uma proposta legislativa que aguarda ainda um consenso entre os deputados. Em Março os diplomas do Executivo e do Bloco de Esquerda sobre esta matéria baixaram à comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas. Mas desde então não houve avanços, que poderão acontecer na nova sessão legislativa, que arranca a 15 de Setembro.
As iniciativas que dizem respeito à Uber foram incluídas no grupo de trabalho dos transportes, no âmbito daquela comissão, que tem dado prioridade a outras matérias, como a transferência da Carris para a Câmara de Lisboa ou a passagem da STCP para a Área Metropolitana do Porto, ambos concluídos.
O PS está a tentar consensualizar o diploma com PCP e Bloco, que ao contrário do Governo e dos partidos da direita, defendem a contingentação, com a definição de um limite ao número de veículos ao serviço da Uber ou Cabify.