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Linha circular do Metro de Lisboa recebe 83 milhões de Bruxelas

O Governo decidiu avançar com a linha circular do Metro de Lisboa, um projeto que representa um investimento total de 276 milhões de euros. De Bruxelas vêm 83 milhões do Fundo de Coesão.

Metro de Lisboa adia duas vezes prazo de entrega de propostas para linha circular
Miguel Baltazar
18 de Junho de 2020 às 12:21
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A Comissão Europeia aprovou o investimento de 83 milhões de euros na linha circular do metro de Lisboa. O valor do apoio de Bruxelas já era conhecido e tinha sido mencionado pelo governo, mas só agora foi oficializado pela Comissão Europeia.

 

A verba vem do Fundo de Coesão, que em Bruxelas é gerido pela comissária portuguesa Elisa Ferreira. "Este projeto trará benefícios para a área metropolitana de Lisboa: ligações mais fáceis entre todos os modos de transporte público, tempos de viagem mais curtos, redução das emissões de CO2 e melhor acesso a estes serviços, nomeadamente para as pessoas com mobilidade reduzida", refere a antiga vice-presidente do Banco de Portugal, no comunicado enviado pela Comissão Europeia.

 

Apesar da contestação de vários quadrantes, o Governo decidiu avançar com a linha circular do Metro de Lisboa, um projeto que representa um investimento total de 276 milhões de euros. O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, tinha já referido em abril que a obra "recebeu aprovação como grande projeto europeu, a que corresponde a atribuição de um apoio do Fundo de Coesão no valor de 83 milhões de euros".

 

No comunicado desta quinta-feira, a Comissão Europeia salienta que "o projeto irá melhorar as ligações, eficiência e segurança das linhas de metro da capital portuguesa", sendo que depois de concluída a linha circular "a rede de metro melhorada reduzirá os estrangulamentos e os tempos de viagem na área metropolitana de Lisboa".

 

Bruxelas revela que foi a 12 de março que Portugal solicitou o apoio do Fundo de Coesão para a conclusão da "linha amarela", tendo a avaliação técnica da Comissão concluído que "se justificava a contribuição financeira do Fundo de Coesão".

 

O Governo português determinou em abril, depois de promulgado o Orçamento do Estado de 2020, que o Metro de Lisboa prosseguisse com os investimentos previstos, seja na aquisição de novas composições seja no projeto da linha circular.

 

Na promulgação do Orçamento, o Presidente da República deu luz verde para a linha circular do Metro ao considerar que as normas introduzidas pelo Parlamento no sentido da suspensão do projeto "não têm efeito vinculativo".

 

O Metro de Lisboa assinou em maio com a construtora Zagope o contrato para a execução da empreitada de construção do lote 1 da futura linha circular, que respeita à ligação entre as estações do Rato e de Santos, num contrato que tem o valor de 48,6 milhões de euros.

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