Notícia
IP vai investir 900 milhões na ferrovia até 2020
Investimento na ferrovia vai permitir à empresa e aos operadores uma redução de custos de 15 milhões de euros por ano.
A Infra-estruturas de Portugal (IP), que resultou da fusão entre a Estradas de Portugal e a Refer, vai investir ate 900 milhões de euros no âmbito do plano de investimento na ferrovia 2016-2020.
Na apresentação deste plano, esta sexta-feira, o presidente da IP, António Ramalho, salientou o esforço orçamental para a empresa, que diz respeito à comparticipação nacional dos projectos que serão objecto de candidaturas a fundos comunitários.
As intervenções previstas incidem sobre quase 1.200 quilómetros de ferrovia, ou seja, 40% das linhas que estão hoje em operação. Do total, 214 kms serão construção nova, 545 km para modernização, 272 km para electrificação e 162 para modernização e electrificação.
Na sua intervenção, António Ramalho sublinhou também a calendarização assumida no plano para o lançamento dos vários projectos. Para 2016 já estão previstas intervenções, devendo o investimento este ano ser da ordem dos 85 milhões de euros.
Por ano, a IP e os operadores conseguirão uma redução de custos de 15 milhões de euros, segundo o ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques.