Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ferrovia com obras de 460 milhões de euros por ano

O Plano de investimento na ferrovia até 2020 vai criar 6.500 postos de trabalho, garante o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques.

Pedro Elias
12 de Fevereiro de 2016 às 16:49
  • 6
  • ...

O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, garantiu que o plano de investimento em investimentos na ferrovia 2016-2020 vai ser responsável por 6.500 postos de trabalho por cada ano em que estiver a ser realizada obra.

 

Pedro Marques realçou que em cada um dos anos de execução deste plano serão 460 milhões de euros de valor médio em obras na ferrovia.

 

O ministro disse ainda esperar que quase 1.200 milhões de euros do financiamento necessário provenham de fundos comunitários, ou seja uma taxa de comparticipação comunitária na ordem dos 60 %.

 

"Colocamos uma grande pedra no relançamento sustentável da economia portuguesa", afirmou o ministro, relançando a prioridade que o Governo dá ao transporte de mercadorias por ferrovia.

 

"Passamos do PowerPoint às obras", afirmou o responsável, salientando o arranque de concursos e de obras no âmbito deste plano já no próximo mês.

 

Pedro Marques disse ainda que o aumento das capacidades, com a utilização de comboios com 750 metros, permite baixar os custos de transporte de mercadorias por ferrovia em 15%. O que significa, disse, que "estamos a dar competitividade às empresas".

 

O plano para a ferrovia dá prioridade aos corredores internacionais norte e sul, de ligação dos portos à fronteira espanhola, estando ainda previstas intervenções nas linhas do Norte e do Minho e em corredores complementares.

Ver comentários
Saber mais Pedro Marques Governo transportes transporte ferroviário
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio