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CP já prepara renovação de comboios da linha de Cascais

A empresa está a avaliar se introduz novos comboios ou renova o material circulante e pretende ter uma solução assim que avançar a modernização da linha de Cascais.

10 de Março de 2016 às 11:18
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A CP - Comboios de Portugal está a estudar a substituição dos comboios da Linha de Cascais para ter uma "solução" pronta assim que avance a modernização da linha ferroviária de Cascais, que o Governo pretende candidatar ao Plano Juncker.


Em declarações à Lusa, o presidente da CP, Manuel Queiró, disse que a empresa está "a fazer a sua parte do trabalho para ter um novo comboio para a Linha de Cascais assim que existam condições estruturais".

"Estamos a avaliar se vale a pena dar um novo ciclo de vida a esse material ou avançar para um comboio novo", explicou, adiantando que a empresa está a debater as possibilidades com o Governo.

Sem adiantar mais pormenores sobre o processo em curso, Manuel Queiró salientou que as 17 automotoras da Linha de Cascais têm "muitos anos de vida", o que dá força à opção de aquisição de novo material circulante, em vez da renovação dos comboios em operação.

O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, anunciou no final de Fevereiro a intenção de apresentar a modernização da linha ferroviária de Cascais ao Plano Juncker, que pretende mobilizar 315 mil milhões de euros nos próximos três anos para investimentos para a Europa.

O governante já tinha rejeitado a possibilidade da Linha de Cascais ser concessionada, como o anterior Governo pretendia, garantindo que "não será por concessão que o investimento será realizado".

Em Fevereiro, na apresentação do plano de investimento em ferrovia até 2020, o ministro disse que o Governo estava a avaliar com a CP o investimento no material circulante na linha de Cascais, designadamente em comboios novos.

O presidente da CP garantiu que, "até ao investimento ser realizado, não haverá nenhuma degradação do serviço".

Além da CP, o processo da modernização da Linha de Cascais envolve a Infraestruturas de Portugal, empresa liderada por António Ramalho, responsável pela gestão da rede ferroviária.

Em termos de infra-estrutura, o plano apresentado em Fevereiro prevê um investimento de 126 milhões de euros na linha de Cascais, na modernização do sistema de sinalização e da electrificação, melhoria das estações e acessibilidade com alteamento de plataformas.

 

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