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Candidatos à TAP têm de garantir financiamento
Os candidatos à compra da TAP têm de assegurar o financiamento da companhia área. As propostas de compra vinculativa têm de incluir compromissos de que os actuais bancos mantêm as linhas de crédito. Em alternativa, os potenciais compradores têm de garantir alternativas para refinanciar a transportadora.
As propostas de compra da TAP têm de incluir compromissos firmes de manutenção ou substituição dos financiamentos de que a empresa e a TAP SGPS beneficiam actualmente. Desta forma, o Estado pretende assegurar desde logo que o funcionamento da empresa de aviação não será afectado por falta de acesso ao crédito decorrente da mudança de accionista.
Daí que o caderno de encargos da privatização, publicado esta terça-feira, 20 de Janeiro, em Diário da República, refira expressamente que as ofertas de compra vinculativas têm de incluir o "compromisso das actuais entidades financiadoras do Grupo TAP no sentido da manutenção em vigor dos seus financiamentos".
Mas os candidatos a donos da TAP podem, "em alternativa", obter o "compromisso expresso de outras instituições financeiras quanto à atribuição do financiamento à TAP - SGPS, S.A., e ou à TAP, S.A., para o refinanciamento da respectiva dívida financeira, com indicação do período de tempo necessário para a efectiva disponibilização dos meios monetários para o refinanciamento da respectiva dívida financeira".
Além de garantias de que têm condições para assegurar o financiamento da companhia aérea, os potenciais compradores têm ainda de apresentar o seu "plano de capitalização proposto para a TAP - SGPS, S.A. e para a TAP, S.A., descrevendo de forma pormenorizada a forma como o mesmo cumpre os critérios de selecção" do futuro vencedor da privatização.
Por outro lado, os candidatos têm de disponibilizar informação detalhada sobre a sua situação financeira e sobre a sua estrutura de controlo, dando a conhecer a lista de accionistas com mais de 2% do seu capital, bem como das empresas onde têm participações superiores àquela percentagem. Outra exigência diz respeito à forma como os potenciais compradores pretendem financiar a aquisição da TAP.