Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Qatar Airways compra 10% da casa mãe da British Airways e Iberia

A compra acontece num momento em que o grupo IAG procura efectuar uma nova aquisição, tendo já apresentado uma proposta preliminar de 1,36 milhões de euros pela irlandesa Aer Lingus.

22º Qatar Airways
Negócios 30 de Janeiro de 2015 às 11:37
  • ...

A Qatar Airways comprou uma fatia de 9,99% do grupo IAG, a empresa que detém companhias aéreas como a British Airways e a Iberia. O negócio poderá ter ascendido a 1,5 mil milhões de euros, segundo as contas do Financial Times que teve em conta as cotações de fecho do IAG na sessão anterior.

 

"A IAG representa uma excelente oportunidade para continuar a desenvolver a nossa estratégia rumo ao Ocidente", disse o CEO da Qatar Akbar Al Baker. "Faz sentido para nós trabalhar em conjunto no curto prazo".

 

Os analistas apontam que este negócio vai criar oportunidades no Sudeste Asiático, Índia e Médio Oriente, onde a transportadora aérea do Golfo Pérsico já conta com uma rede extensa. 

 

"Esta estratégia pode vir a ser vista como defensiva, algo como "se não podes vencê-los, junta-te a eles, e deve vir a melhorar a posição competitiva e estrutural da IAG, possivelmente às custas da Air France e da Lufthansa", disse à Reuters o analista Mark Irvine-Fortescue da corretora Jefferies.

 

O negócio acontece num momento em que o grupo IAG procura efectuar uma nova aquisição, tendo já apresentado uma proposta preliminar de 1,36 milhões de euros pela irlandesa Aer Lingus. A companhia aérea do Médio Oriente anunciou que pode vir a aumentar a sua participação no futuro.

 

Por seu turno, o grupo IAG disse que está "encantado por ter a Qatar Airways como accionista de longo prazo", disse o presidente executivo da IAG.

 

Willie Walsh disse que as duas empresas vão falar agora sobre as "oportunidades que existem de forma a trabalharem em conjunto e alargar as ambições da IAG como a companhia aérea líder global".

 

O grupo IAG chegou a revelar interesse no processo de privatização da TAP em 2012, ao lado da Lufthansa, Synergy e a Gol. No entanto, nunca apresentou nenhuma proposta formal.

 

A IAG está a subir 0,18% na bolsa de Londres para 565,00 pence. Durante a negociação chegou a tocar os 4,61%.

Ver comentários
Saber mais Qatar Airways grupo IAG British Airways Air France Lufthansa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio