Notícia
Airbus liderou encomendas mas foi a Boeing quem entregou mais aviões
A guerra continua, para ver quem voa mais alto. Os números alcançados pelas fabricantes de aeronaves surpreendem os próprios analistas. A procura nos mercados asiáticos tem ajudado.
A fabricante de aviões Airbus conseguiu ultrapassar a rival Boeing no número de novas encomendas em 2014. Na totalidade, o grupo europeu fechou o ano com 1.456 encomendas. A rival ficou-se pelas 1.432.
Ainda assim, é à Boeing que pertence o maior número de entregas de aviões em 2014. A companhia americana entregou 723 novas aeronaves às transportadoras, ultrapassando a concorrente em 94 aparelhos. O valor garante à Boeing a liderança pelo terceiro ano consecutivo.
Os números superam as expectativas dos analistas consultados pelo Financial Times. As fabricantes enfrentam novos desafios no que respeita à produção dos seus modelos mais populares, numa altura em que a procura se faz sentir, em especial nos mercados asiáticos.
No final do ano passado, a Airbus entregou à Qatar Airways o primeiro A350 XWB. O avião já voa, com a promessa de reduzir a factura de combustível em 25%. O novo modelo deverá chegar à TAP em 2017.