Notícia
Aer Lingus disposta a aceitar a oferta da IAG
A terceira proposta foi tornada pública esta segunda-feira. A oferta da dona da British Airways avalia a Aer Lingus em 1,36 mil milhões de euros. A administração da empresa já se mostrou favorável à mesma.
A Aer Lingus está disposta a aceitar a oferta da International Airlines Group (IAG), que avalia a companhia aérea irlandesa em 1,36 mil milhões de euros.
Antes de recomendar formalmente a oferta, a administração da Aer Lingus pede à IAG que responda "aos interesses das partes relevantes".
Nesse lote incluem-se os dois principais accionistas, a Ryanair (29,8%) e o Governo irlandês (25,1%), bem como os sindicatos da empresa.
O Governo irlandês fez saber que uma resposta positiva dependerá da capacidade da IAG manter ligações aéreas que privilegiem o desenvolvimento económico do país, em especial com a União Europeia e Estados Unidos da América. A dona da British Airways diz-se disposta a negociar estes termos.
Já o sindicato que representa a maioria do pessoal considera que a aquisição pode levar à eliminação de até 1.200 postos de trabalho, o que representa 25% do total da força de trabalho.
A concretizar-se, a operação poderá ter de passar pela avaliação dos reguladores da concorrência europeus. A nova proposta – de 2,55 euros por cada acção – foi tornada pública esta segunda-feira, 26 de Janeiro. É a terceira aproximação feita pela IAG à companhia irlandesa.