Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Humberto Pedrosa garante que "existe dinheiro" para comprar a TAP

O presidente do grupo Barraqueiro, Humberto Pedrosa, garantiu esta quinta-feira que "existe dinheiro" para avançar com a compra da TAP, declarando não ter recebido qualquer contacto do PS sobre o processo de venda da empresa.

12 de Novembro de 2015 às 20:44
  • 3
  • ...

"Existe dinheiro para avançar", assegurou Humberto Pedrosa, que lidera o grupo Gateway, vencedor do processo de privatização da companhia aérea portuguesa, conjuntamente com o empresário americano-brasileiro David Neeleman.

 

Pedrosa, que falava aos jornalistas à entrada para a sede da Parpública, em Lisboa, antes da assinatura do contrato de venda da TAP, garantiu também ter vontade de reerguer a companhia. "[Tenho] muita vontade, coragem e muita força para fazer da TAP uma grande companhia", declarou Humberto Pedrosa.

 

Também à entrada para a sessão de assinatura do contrato, que irá decorrer à porta fechada, o presidente do Conselho da Administração da TAP, Fernando Pinto, considerou "extremamente importante a capitalização da empresa".

 

Fernando Pinto admitiu que os 150 milhões de euros que o consórcio vencedor avançará de imediato são suficientes para colmatar necessidades da empresa.

 

O administrador da TAP sublinhou também que é "extremamente importante" que o processo continue da forma que está prevista.

 

A transacção de 61% da TAP para a Gateway deverá ser feita ainda hoje, mas o consórcio ainda tem que provar ao regulador que o empresário Humberto Pedrosa lidera o consórcio e obter luz verde do Tribunal de Contas.

 

A 13 de Outubro, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) deu parecer positivo à venda da TAP ao consórcio Gateway, mas pediu esclarecimentos sobre a estrutura accionista do consórcio comprador, para verificar se ela é controlada pelo português Humberto Pedrosa, como as regras europeias impõem.

 

No processo de alteração aos estatutos do consórcio para responder aos apelos do regulador, o presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, foi nomeado a 6 de Novembro para a direcção do consórcio, cargo a que renunciou três dias depois.

 

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros a minuta final do processo de venda de 61% da TAP ao consórcio Gateway, alegando que a celebração desse contrato é uma necessidade urgente e inadiável, enquadrando-se portanto nas competências de um executivo em gestão. 

Ver comentários
Saber mais Humberto Pedrosa grupo Gateway David Neeleman Parpública TAP Fernando Pinto Autoridade Nacional da Aviação Civil Governo política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio