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Governo confirma vitória de Neeleman na privatização da TAP por 354 milhões (act)

À terceira foi de vez. O Governo escolheu o consórcio de David Neeleman como o vencedor do processo de privatização da TAP, em parceria com a portuguesa Barraqueiro. O valor da oferta pode chegar aos 488 milhões. O Estado encaixa 10 milhões de euros no imediato.

Bruno Simão
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David Neeleman é o novo dono da TAP, pagando 354 milhões de euros pela companhia. O Conselho de Ministros escolheu esta quinta-feira, 11 de Junho, o consórcio Gateway – que junta o dono da Azul à Barraqueiro - como vencedor do processo de reprivatização da companhia aérea, "atendendo ao maior mérito da sua proposta".

 

David Neeleman concorria em parceria com Humberto Pedrosa, da Barraqueiro. A empresa portuguesa assegura 50,1% do consórcio Gateway, cumprindo assim o requisito da nacionalidade europeia obrigatório para quem controla companhias aéreas.

 

A proposta inicial previa a compra de 53 aviões para a TAP e um investimento de 350 milhões de euros. O dono da Azul prometia ainda o reforço das ligações dentro do Brasil.

 

A secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco adiantou que a Gateway pagará 354 milhões de euros por 61% da companhia aérea, sendo que "o valor final poderá chegar a 488 milhões de euros tendo em conta a ‘performance’ da TAP em 2015".

 

O Estado encaixa 10 milhões de euros no imediato, mas o valor pode aumentar até 140 milhões de euros dependendo performance financeira da TAP bem como da possibilidade de efectuar uma operação de colocação no mercado de capitais", explicou Isabel Castelo Branco, secretária de Estado do Tesouro. Uma operação que pode ser realizada até quatro anos após a conclusão da venda.

 

As propostas melhoradas foram entregues na passada sexta-feira, 5 de Junho. O presidente da TAP, Fernando Pinto, veio inclusive classificar de "sólidas" as duas ofertas que seguiram em frente, depois da exclusão do consórcio liderado por Pais do Amaral.

 

Pelo caminho ficou o consórcio à SAGEF, liderado por Germán Efromovich. O mesmo proponha uma capitalização de 350 milhões na TAP: 250 milhões de euros em dinheiro e 100 milhões em 50 novos aviões. O reforço das operações para América Latina e Estados Unidos estava em cima da mesa.

 

O Governo cumpre assim o seu objectivo de alienar 61% do capital da companhia aérea até Junho de 2015. Esta é a terceira tentativa de privatização da TAP. Em 2012, o dono da Avianca foi o único a apresentar uma proposta pela companhia aérea portuguesa. A mesma não chegou a avançar por falta de garantias bancárias.

 

A Azul é a terceira maior companhia aérea brasileira.

 
Quem é David Neeleman?

Filho de americanos, nasceu no Brasil em 1959. Cresceu nos Estados Unidos e conta com mais de duas décadas de experiência na indústria da aviação. É o "pai" de quatro companhias aéreas: Morris Air, JetBlue Airways, Azul, WestJet. Enquanto membro da Igreja Mórmon, Neeleman chegou a trabalhar como missionário no Nordeste brasileiro.

Veja aqui quem é David Neeleman e os planos que tem para a TAP

 

 

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