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David Neeleman é o novo dono da TAP
O governo anuncia esta quinta-feira que David Neeleman venceu o processo de privatização da companhia aérea. O dono da Azul vai ficar com 61% da TAP. A proposta de Neeleman foi "muito melhor" do que a que foi apresentada por Germán Efromovich, apurou o Negócios.
O consórcio formado pela Azul e pela Barraqueiro ganhou a privatização de 61% do capital da TAP. A proposta de Neeleman foi considerada pelo Conselho de Ministros "muito melhor" do que a que foi apresentada por Germán Efromovich, apurou o Negócios. A decisão oficial será comunicada na conferência de imprensa posterior à reunião semanal do Governo, que está agendada para as 14h00.
David Neeleman participou no processo de privatização da companhia aérea portuguesa em parceira com a Barraqueiro, liderada por Humberto Pedrosa. O empresário já se comprometeu em adquirir 53 novos aviões e em reforçar o "hub" de Lisboa para "que a TAP possa continuar a contribuir com cerca de dois mil milhões para a economia portuguesa".
"Uma parte importante do nosso plano é a renovação da frota. Iremos comprar 53 aviões novos e tecnologicamente avançados. Além de serem um elemento adicional de motivação para os nossos colaboradores são também um factor muito relevante para os nossos clientes já que ao serem mais cómodos, silenciosos e económicos constituem um factor adicional para que continuem a dar preferência à TAP", disse David Neeleman em declarações por escrito ao Negócios no passado dia 5 de Junho.
Na altura, David Neeleman afirmou também que quer "dar continuidade ao legado da TAP em matéria de segurança e profissionalismo de todos os que lá trabalham e, simultaneamente, criar uma companhia financeiramente sólida, no longo prazo, de modo a que todos se sintam orgulhosos por trabalhar numa companhia aérea que perdurará para as gerações futuras". "Somos um grupo de parceiros fortes e comprometidos com uma história de sucesso e crescimento que fala por nós. Este é um compromisso que o Humberto Pedrosa e eu assumimos juntamente com os nossos parceiros perante o Pais, a TAP, os seus colaboradores e os seus clientes."
O processo entra agora numa fase de autorizações, entre elas as da direcção geral europeia para a concorrência que é uma das mais complexas. A confirmação das exigências de nacionalidade europeia – na União, quem controla as companhias aéreas tem de ter nacionalidade europeia.
Além disso, espera-se que durante o processo que poderá estar apenas concluído depois das eleições, o Governo e o comprador negoceiem a reestruturação da dívida, o que poderá passar pelo alargamento das maturidades.
(Notícia em actualização)
Filho de americanos, nascido em São Paulo em 1959, criou até agora quatro companhias aéreas, a Morris Air e a JetBlue, nos Estados Unidos, a WestJet no Canadá e a Azul no Brasil. É considerado um empreendedor no negócio da aviação, sendo-lhe atribuídas inovações desta industria como o e-ticket e a TV ao vivo durante os voos. Orgulha-se de nunca ter feito despedimentos em massa, de todas as companhias que fundou serem lucrativas e de ter sempre distribuído lucros pelos colaboradores.