Notícia
PCP: Privatização da TAP "é uma decisão criminosa"
À semelhança do Partido Socialista, também o Partido Comunista acredita que ainda é possível reverter o processo de privatização da companhia aérea portuguesa.
"Até à transferência de propriedade cada dia que passa é mais um dia em que a privatização da TAP pode ser cancelada", afirmou o deputado comunista Bruno Dias na Assembleia da República após o Governo ter anunciado que o consórcio Gateway – que junta o dono da Azul à Barraqueiro – ganhou o processo de privatização da transportadora aérea "atendendo ao maior mérito da sua proposta.
"Não podemos dar o caso como arrumado. A única coisa que temos, neste momento, é a intenção de fechar negócio com um grupo americano", afirmou Bruno Dias, que classificou a privatização da companhia aérea como uma "decisão criminosa" e um "crime contra a soberania nacional".
A Gateway pagará 354 milhões de euros por 61% da companhia aérea, sendo que o valor final poderá chegar a 488 milhões de euros tendo em conta a ‘performance’ da TAP em 2015.
O Estado encaixa 10 milhões de euros no imediato, mas o valor pode aumentar até 140 milhões de euros dependendo performance financeira da TAP bem como da possibilidade de efectuar uma operação de colocação no mercado de capitais.