Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sprint Nextel em negociações para adquirir T-Mobile US por 31 mil milhões de dólares

A terceira maior operadora de telecomunicações dos Estados Unidos está a negociar a compra da operação norte-americana da T-Mobile. O principal objectivo desta transacção é lutar contra as líderes do sector, a AT&T e a Verizon.

Bloomberg
Negócios 05 de Junho de 2014 às 09:40
  • ...

"Se não os podes vencer, junta-te a eles". É com este lema que a Sprint Nextel está a negociar a compra da T-Mobile US por 31 mil milhões de dólares (22,8 mil milhões de euros), de acordo com a informação avançada pela Bloomberg esta quinta-feira, 5 de Junho.

 

A proposta é de 40 dólares por acção, um "prémio" de 14,3% sobre o preço de fecho da cotação da T-Mobile US (34,28 dólares) na sessão de quarta-feira, 4 de Junho, na bolsa dos Estados Unidos.

 

"Para competir com as duas maiores operadoras de mercado, AT&T e Verizon, a escala é importante", considera o analista da SMBC Nikko Securities, Satoru Kikuchi. Citado pela Bloomberg, o especialista destaca que o sector das redes móveis é uma "indústria que necessita de investimento, e quanto maior for esse valor, melhor".

 

A referência ao investimento está de acordo com as declarações do presidente executivo da Deutsche Telekom, Timotheus Höttges, sobre a operação dos Estados Unidos: "Serão necessários investimentos a longo prazo para alargar a rede", referiu a 8 de Maio. 

 

"No longo prazo, a operadora não tem dimensão para competir sozinha. O montante de investimento de capital (capex) necessário para manter a qualidade sobre a concorrência seria muito elevado", referiu o analista da Oddo & Cie., Alexandre Iatrides, citado pela Bloomberg.

 

A Sprint Nextel é a terceira maior operadora dos Estados Unidos e é detida maioritariamente pela Softbank. A maior operadora de telecomunicações do Japão adquiriu 70% da congénere norte-americana em Outubro de 2012 por 20,1 mil milhões de dólares (cerca de 14,7 mil milhões de euros). Actualmente, a participação da Softbank é de 80%.

 

A compra da T-Mobile US deverá ser anunciada em Julho, de acordo com as fontes consultadas pela Bloomberg. Caso o acordo não seja firmado até Agosto, só a partir de 2017 é que se voltará a abordar o tema, após a eleição do novo presidente dos Estados Unidos, marcada para o final de 2016.

 

O negócio, a concretizar-se, terá de ser aprovado pelo regulador de mercado dos Estados Unidos. O benefício desta operação para os consumidores será o principal argumento na defesa da transacção entre as duas operadoras junto das autoridades norte-americanas.

 

Nos últimos 12 meses, o mercado de telecomunicações tem sofrido várias alterações nos Estados Unidos. A 19 de Maio de 2014, a AT&T adquiriu a DirecTV por 48,5 mil milhões de dólares. Três meses antes, em Fevereiro, a Comcast comprou a Time Warner Cable por 45,2 mil milhões de dólares. Em Setembro de 2013, a Verizon comprou a participação da Vodafone na própria operadora por 130 mil milhões de dólares.

Ver comentários
Saber mais Sprint Nextel T-Mobile US telecomunicações aquisições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio