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Smartphones já representam mais de metade dos acessos à internet móvel em Portugal

O número de acessos à internet fixa cresceu 10,4% no último trimestre de 2014, o maior aumento desde 2005 segundo os dados da Anacom. Os utilizadores de Internet em banda larga móvel também cresceram 6,8% e metade dos acessos vêm de smartphones. A PT ocupa a liderança nos dois segmentos.

Novo smartphone da ZTE, o Star II
Bloomberg
Negócios 09 de Março de 2015 às 17:12
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O número de acessos à internet, fixa e móvel, continua a aumentar. No final de 2014 existiam em Portugal cerca de 2,83 milhões de acessos fixos à Internet, mais 10,4% face ao trimestre anterior. Estes números representam o maior crescimento desde o terceiro trimestre de 2005, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 9 de Março, pelo regulador do sector (Anacom).

 

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL (38,5% do total), seguindo-se o modem cabo (35,6%) e a Internet sobre fibra óptica (22%). Em termos absolutos, o crescimento do número de acessos através de fibra óptica bateu recordes, tendo sido "o maior de sempre", segundo o mesmo documento.

 

Segundo as estimativas da Anacom, 92,7% dos clientes do serviço de Internet em banda larga fixa tinham adquirido o serviço no âmbito de um pacote de serviços.

 

No campo da banda larga móvel a tendência também foi ascendente, No final de 2014 havia 4,8 milhões de utilizadores, um aumento de 6,8% face ao terceiro trimestre de 2014.

 

Este crescimento tem sido impulsionado, "sobretudo, pelo aumento do número de utilizadores de smartphones, que neste trimestre já representam mais de metade (52,4%) do total de utilizadores de telemóvel", o que traduz um crescimento de 9,6 pontos percentuais face ao trimestre homólogo.

 

Quanto às quotas de mercado, a dona do Meo ocupa o pódio nos dois segmentos. No acesso fixo tem uma fatia de 48,5%, apesar de ter encolhido dois pontos percentuais face ao trimestre homólogo.

 

Segue-se a Nos, Vodafone e a Cabovisão, com 35%, 10,6% e 5,3%, respectivamente A Vodafone foi o único operador a aumentar a sua quota em termos homólogos, atingindo 10,6% no final de 2014 (+4,1 pontos percentuais).

 

No que se refere às quotas de clientes activos de banda larga móvel, a fatia de clientes da Meo é de 47,4%, seguindo-se a Vodafone e a NOS com 26,5% e 25,9%, respectivamente.

 

Em termos homólogos, a Nos e a MEO aumentaram a sua quota em 4 e em 2 pontos percentuais, enquanto a Vodafone caiu 6,1 pontos percentuais.

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