Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sandra Maximiano confirma convite do Governo para presidência da Anacom

Luís Marques Mendes divulgou ontem que o Governo tinha escolhido a economista para suceder a Cadete de Matos. Maximiano confirma o convite, mas diz não ter sido ainda formalmente indigitada.

ISEG
  • 7
  • ...
Sandra Maximiano confirma ter sido convidada para suceder a João Cadete de Matos na presidência da Anacom, adiantou o Eco e confirmou o Negócios junto da própria. Segundo a economista, apesar de o convite ter sido endereçado há alguns meses, ainda não foi formalmente indigitada.

"É verdade, confirmo o convite. Já foi feito há alguns meses, não é de agora", explicou Sandra Maximiano ao Negócios, optando por não divulgar mais detalhes, mas reconhecendo estar a aguardar o parecer da CReSAP e  audição em Assembleia da República.

A informação de que o Governo tinha escolhido Maximiano para liderar o regulador das comunicações foi ontem avançada por Luís Marques Mendes, no seu espaço habitual de comentário na SIC. Marques Mendes disse que a proposta estava feita, faltando o parecer da CReSAP [Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública] e a ida ao Parlamento". "Parece-me uma boa solução", observou.

Mas da parte do Governo ainda não foi feita qualquer confirmação oficial. O Negócios questionou o Ministério das Infraestruturas, que tutela as comunicações e é liderado por João Galambra, sobre o tema, mas até à data não recebeu qualquer resposta. Certo é que, numa resposta enviada ao Negócios a 28 de setembro, a CReSAP ainda não tinha recebido qualquer pedido, pelo que, a confirmar-se a informação avançada por Marques Mendes, o pedido terá sido feito nas últimas duas semanas.

Recorde-se que os estatutos da Anacom ditam que os membros do conselho de administração sejam "designados por resolução do Conselho de Ministros, após audição da comissão competente da Assembleia da República, a pedido do Governo, que deve ser acompanhado de parecer da CReSAP relativo à adequação do perfil do indivíduo às funções a desempenhar, incluindo o cumprimento das regras de incompatibilidade e impedimentos aplicáveis". 

Já se sabia que a próxima presidente da Anacom seria uma mulher, devido às regras da alternância de género.
Ver comentários
Saber mais Governo Anacom regulador telecomunicações Sandra Maximiano
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio