Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galamba confirma escolha de Sandra Maximiano para liderar Anacom

O ministro das Infraestruturas confirmou, esta quarta-feira, que Sandra Maximiano foi a escolha do Governo para a presidência da Anacom. A informação já tinha sido avançada por Marques Mendes, mas até à data o Governo não se tinha pronunciado.

Sandra Maximiano é professora associada no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) desde 2017.
Pedro Catarino
25 de Outubro de 2023 às 16:48
  • ...
O ministro das Infraestruturas, João Galamba confirmou, esta quarta-feira, que Sandra Maximiano foi a escolha do Governo para a presidência da Anacom. A economista, que tem um percurso inteiramente académico, é, assim, a escolhida para substituir João Cadete de Matos, cujo mandato terminou em meados de agosto.

A informação já tinha sido avançada por Marques Mendes, durante o seu espaço de comentário na SIC, e confirmada pela própria, mas até à data o Governo não se tinha pronunciado.

"Confirmo que [Sandra Maximiano] foi escolhida pelo Governo como próxima presidente da Anacom", afirmou João Galamba, perante a CEO da Altice, Ana Figueiredo, em declarações aos jornalistas à margem do evento de inauguração do centro de Centro de Interligação de Redes Internacionais da Altice Portugal.

Falta agora o parecer da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap) e audição da comissão competente da Assembleia da República, tal como ditam os estatutos da Anacom. 

O convite a Sandra Maximiano foi endereçado há vários meses e, tal como avançou o Negócios a 16 de outubro, resulta de uma escolha do primeiro-ministro, António Costa. O nome da economista e professora do ISEG, que passou mais de uma década fora do país, é consensual, tendo sido validado junto do PSD.

A confirmação do Governo foi dada por João Galamba na presença de Ana Figueiredo. Questionada sobre como vê a proposta do Executivo para a próxima liderança do regulador das comunicações, a CEO da Altice Portugal remeteu declarações para depois da aprovação da Cresap.

"Penso que não devo estar a dar opinião. De qualquer forma, a Altice Portugal respeita muito o papel dos reguladores, são essenciais para o desenvolvimento do setor. É importante que seja uma pessoa conhecedora da matéria e com capacidade de diálogo com todos os 'players'", concluiu. 

Notícia atualizada às 17h24
Ver comentários
Saber mais Sandra Maximiano Anacom João Galamba
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio