Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Receita média por cliente em Portugal da Vodafone é a terceira mais baixa na Europa

A receita média por cliente da Vodafone Portugal estava, no final de Dezembro, nos 11,8 euros, o terceiro nível mais baixo das operações europeias. No entanto, o valor referente aos pré-pagos é o segundo mais elevado.

Bruno Simão
06 de Fevereiro de 2014 às 12:51
  • 3
  • ...

A Vodafone Portugal registou, no último trimestre apurado (Outubro a Dezembro de 2013 correspondendo ao terceiro trimestre da operadora, cujo ano fiscal termina em Março), uma queda nas receitas de serviços.

 

No terceiro trimestre, as receitas de serviços caíram 5,2% para 198 milhões de libras (238,9 milhões de euros), abaixo dos 200 milhões de libras. Ainda assim, em termos trimestrais esta é a menor queda dos últimos quatro trimestres, já que nos anteriores o recuo homólogo estava perto dos 10%. 

 

A Vodafone não divulgou a rentabilidade para o mercado português, já que o EBITDA que apresenta é referente a Setembro. No primeiro semestre, o EBITDA foi de 176 milhões de libras, ou 212 milhões de euros. A rentabilidade continua em queda, mas a empresa consegue aumentar clientes no negócio fixo.

 

Já com referência ao final de Dezembro, a Vodafone anunciou para Portugal ficou com 5,77 milhões de clientes móveis, menos 122 mil que no trimestre anterior. Os pré-pagos representam 80%, o que significa que continuam a cair. A oferta Red, que agrega móvel e fixo, não estancou, até agora, a queda no número de clientes móveis.

 

O ARPU (receita média por cliente) caiu para 11,8 euros, face aos 12,1 euros a que estava no trimestre compreendido entre Julho e Setembro. 

 

Dos negócios europeus revelados pela Vodafone, Portugal tem o terceiro nível de receita média mais baixo. Só é menor na Grécia (10 euros) e na Roménia (6,4 euros). Apesar disso, o ARPU dos pré-pagos é dos maiores. Portugal está com uma receita média de 8,2 euros, só superada pela Itália com um ARPU de pré-pagos de 10 euros. 

 

Nos valores revelados pela Vodafone concluiu-se, ainda, que Portugal está com uma penetração de telemóveis inteligentes (smartphones) – 37,2% – abaixo da média europeia (43,1%). Ainda assim, Itália e Grécia têm níveis de penetração mais baixos, de respectivamente 35,9% e 24,6%.

 

No negócio fixo, a Vodafone Portugal registava, no final de Dezembro, 172 mil clientes de banda larga fixa, mais 39 mil que no trimestre anterior.

Ver comentários
Saber mais telecomunicações Vodafone resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio