Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Paz Ferreira diz que PT pode invocar fim do acordo antes da venda da PT Portugal

Eduardo Paz Ferreira garante que a venda da PT Portugal é um incumprimento do acordo. Mesmo que ainda não esteja concretizada.

15 de Janeiro de 2015 às 19:04
  • 22
  • ...

No parecer, a que o Negócios teve acesso, e que já tinha revelado, o jurista fala de incumprimento por parte da Oi do acordo com a PT. E nem precisa que a venda da PT Portugal esteja concretizada. Basta o anúncio de intenção de venda pela Oi.

 

"Considerando que a venda da PT consubstancia uma situação de incumprimento obrigacional, não será exigível à PT que espere pela concretização do incumprimento, pela efectiva alienação da empresa, para fazer actuar os mecanismos correspondentes a esta situação. Apresentando a Oi uma intenção séria e definitiva de vender a PT, esta poderá ser equiparada a uma declaração de não cumprimento". O que permite à PT "desencadear as consequências do incumprimento definitivo associadas a uma violação positiva do contrato".

 

O que significa que, além da responsabilização civil, a Oi pode incorrer na resolução do contrato o que implica, "regra geral, uma destruição retroactiva de todos os efeitos produzidos até à data da resolução". Paz Ferreira faz, no entanto, uma advertência: "só não será assim nos casos dos contratos de execução continuada em que uma consequência deste tipo implicaria que a resolução nunca se pudesse efectivar, por enorme dificuldade de devolução daquilo que já foi prestado. No caso, a retroactividade da resolução poria em causa a própria validade da venda da PT pela Oi a terceiros".

 

Este é um dos pareceres que a administração da PT SGPS tem em mãos e que os accionistas querem conhecer. É uma das informações que poderá ser divulgada no âmbito do pedido dos accionistas para que se divulguem as informações relevantes, o que, aliás, ditou a suspensão da assembleia-geral para 22 de Janeiro. 

 

Este jurista diz, ainda, que a Oi não pode invocar alteração das circunstâncias com o episódio Rioforte para justificar a venda da PT Portugal. Até porque "foi especificamente tida em consideração pela Oi no segundo memorando de entendimento".

Ver comentários
Saber mais pt sgps oi altice pt portugal pareceres
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio