Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPA sobre a Jazztel: 95% dos accionistas deu o seu aval à Orange

De acordo com a imprensa espanhola, 94,75% dos accionistas da Jazztel aceitou a oferta pública de aquisição (OPA) da Orange. Esta última já tornou público que vai lançar uma OPA potestativa sobre o remanescente do capital.

Bloomberg
26 de Junho de 2015 às 12:55
  • ...

Uma elevada percentagem do capital da Jazztel aprovou a oferta pública de aquisição da Orange. De acordo com a imprensa espanhola, que cita o regulador do mercado de capitais, 94,75% dos accionistas aprovaram a operação. A francesa Orange aceitou pagar 13 euros por acção, o que significa que por quase 95% da empresa espanhola vai desembolsar 3.179 milhões de euros. Entretanto, a Reuters escreve que a Orange vai lançar uma oferta de compra potestativa sobre os 5,25% da Jazztel que não aceitaram a OPA.

Antes de a Reuters avançar com esta operação de compra sobre o remanescente, o El Mundo explicava já que a empresa poderia avançar com esta oferta. O Expansión escrevia, por sua vez, que no folheto da OPA, a Orange apontava que esta operação não visava tirar a empresa espanhola da bolsa. No entanto, e caso obtivesse uma percentagem superior a 90% a operadora gaulesa assumiu que "tinha a intenção de exigir a venda forçada [dos títulos] a todos os accionistas da Jazztel que não aceitaram a oferta".

Num comunicado à parte, citado pela Reuters, a operadora gaulesa revelou que vai pagar pela totalidade da empresa espanhola 3,36 mil milhões de euros, valor em linha com os 3,4 mil milhões de euros estimados para o valor da empresa.

Em Setembro do ano passado, a Orange apresentou uma proposta de compra. O presidente executivo da Orange realça que a fusão a francesa e a operadora espanhola é a "combinação de duas histórias de sucesso em Espanha".

Em Maio deste ano, a Comissão Europeia autorizou o negócio entre a Orange e a Jazztel, ainda que tenha imposto condições. A Orange comprometeu-se junto de Bruxelas a desinvestir na rede de fibra óptica que cobre 700 a 800 mil casas, uma rede que cobre 13 zonas urbanas nas cinco maiores cidades espanholas: Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha e Málaga. A Orange comprometeu-se, ainda, a dar acesso grossista (a outros operadores) à rede de ADSL (rede em cobre) da Jazztel por oito anos a quem comprar a rede de fibra óptica.

O que significa que quem comprar a rede de fibra óptica da Orange em Espanha terá acesso imediato a 78% do território espanhol.

Mas mais do que isso o comprador da rede terá, ainda, acesso à rede móvel da Orange em Espanha, incluindo serviços de quarta geração, para que possa ter ofertas convergentes, incluindo móvel e fixo. Com isto a Comissão Europeia acredita que "um quarto operador a nível nacional possa entrar no mercado espanhol e possa concorrer efectivamente nos mercados que integram o acesso à internet. E respondem, totalmente, às preocupações concorrenciais levantadas com a fusão".

Por esta altura, a Orange soma 0,55% para 14,625 euros, tendo já chegado a recuar 1,03% para 14,395 euros. A Jazztel desce 1,03% para 12,98 euros sendo que já perdeu 1,49% para 12,92 euros.

Ver comentários
Saber mais Jazztel Orange OPA Comissão Europeia Bruxelas Barcelona telecomunicações fusões e aquisições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio