Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dona da Cabovisão mais perto de comprar operadora da Vivendi

A companhia francesa encetou negociações exclusivas com a Altice, para a venda da operadora de telecomunicações SFR à companhia que em Portugal controla a Cabovisão e a Oni.

Bloomberg
14 de Março de 2014 às 17:47
  • 2
  • ...

A Vivendi anunciou esta sexta-feira que encetou negociações exclusivas com a Altice, com vista à venda da operadora de telecomunicações SFR à companhia liderada pelo milionário Patrick Drahi e que em Portugal controla a Cabovisão e a Oni.

 

As negociações vão ter a duração de três semanas e surgem depois da Vivendi ter recebido uma oferta de 11,75 mil milhões de euros e uma posição de 32% na nova empresa, pela aquisição da SFR.

 

A proposta da Altice pressupõe a fusão da sua operadora francesa Numericable com a SFR, companhia que é controlada pela Vivendi e que detém a segunda maior operadora móvel francesa.

 

Ao privilegiar a oferta da Altice, a Vivendi entra em rota de colisão com o ministro francês da Indústria, Arnaud Montebourg, que tinha sugerido que a Vivendi deveria escolher a oferta da Bouygues. Esta empresa francesa, com presença no sector da construção e também das telecomunicações, ofereceu 10,5 mil milhões de euros em dinheiro pela SFR.   

 

O Governo francês mostra-se preocupado com a redução de empregos que a fusão entre a Numericable com a SFR pode gerar, sendo que o ministro Montebourg alertou ainda para o risco da empresa resultante da fusão ficar demasiado endividada.

 

Caso opte pela venda da sua empresa de telecomunicações, a Vivendi irá focar-se no sector dos media e cancelar o plano de distribuir as acções da SFR pelos seus accionistas. A oferta da Altice oferece à Vivendi a possibilidade de no futuro vender o capital da empresa que resultar da fusão.

 

A oferta da Bouygues tinha como maior entrave o facto de resultar na eliminação de um operador móvel do mercado francês, que assim ficaria apenas com três operadores.

 

Esta decisão da Vivendi teve um forte impacto na negociação bolsistas, com as acções da Altice a dispararem um máximo de 16% na bolsa de Amesterdão, enquanto a Bouygues chegou a afundar 9,3%. Já a Numericable, que é cotada em Paris, disparou 21%.

 

A Altice tem crescido na Europa através de aquisições. Uma delas foi a Cabovisão, operadora de cabo comprada pela Altice em 2012, sendo que no ano passado a companhia também comprou a Oni.  

 

Além de Portugal, a Altice está presente em Israel, Bélgica, Luxemburgo, República Dominicana, Suíça e França.

Ver comentários
Saber mais Patrick Drahi Cabovisão SFR
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio