Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Armando Almeida assume presidência da PT Portugal

O ex-executivo da Nokia Siemens Networks substitui Zeinal Bava à frente da empresa que agrupa as operações da PT em Portugal e fica a reportar directamente ao CEO da brasileira Oi. O CFO é o brasileiro Marco Schroeder.

DR
  • 35
  • ...

Armando Rodrigues Cabral Almeida foi eleito presidente do conselho de administração da PT Portugal na assembleia-geral que teve lugar ontem, 8 de Agosto, anunciou a Portugal Telecom em comunicado.

 

Esta escolha já tinha sido tornada pública, quando a Oi anunciou que Zeinal Bava iria abandonar a presidência da PT Portugal, para se dedicar na totalidade à Oi e à integração das operações em Portugal e no Brasil.

 

Além de Armando Almeida, também Marco Schroeder entra na administração da PT Portugal, substituindo Luis Miguel da Fonseca Pacheco de Melo, o também CFO da Portugal Telecom que se demitira em Julho.

 

O brasileiro Schroeder vai reportar directamente ao CFO da Oi, Bayard De Paoli Gontijo, que de forma temporária assumiu o cargo de CFO da PT Portugal desde a demissão de Pacheco de Melo.

Já Carlos António Alves Duarte, Manuel Francisco Rosa da Silva, Pedro Humberto Monteiro Durão Leitão, Nuno José Porteiro Cetra mantêm-se na administração da PT Portugal, sendo que entram Eduardo Michalski e Flavio Nicolay Guimarães.

 

Estas alterações na PT Portugal surgem dois dias depois da renúncia ao cargo de Henrique Granadeiro enquanto presidente da Portugal Telecom. O pedido de demissão só produz efeito no final do mês de Setembro, sendo que para o início desse mês está prevista a assembleia-geral de accionistas. 

 

A PT Portugal é hoje uma empresa integrada juridicamente na Oi, sendo que a Portugal Telecom é uma accionista da Oi e deverá permanecer cotada quando for concretizada a fusão com a empresa brasileira, devido ao investimento de 897 milhões de euros em dívida da Rioforte, que não foi reembolsado.  

 

 

Armando Almeida tem "larga experiência na área tecnológica"

O novo presidente da PT Portugal foi vice-presidente executivo para a Europa e África da Nokia Siemens Networks.

 

Armando Almeida esteve muitos anos ligado a um fornecedor da PT, a Nokia Siemens Networks, e foi este gestor que, numa visita de Cavaco Silva à Finlândia onde esteve na empresa, garantiu que "Portugal é um país importante para a Nokia Siemens, um país onde nós temos hoje investido e onde temos duas mil pessoas a trabalhar. Achamos que Portugal está a passar dificuldades mas queremos dar o nosso apoio a 100%, acreditamos que o povo português tem características importantes para ajudar a Nokia Siemens e para passar por esta crise".

 

Apesar desta certeza, Armando Almeida acabou por sair da empresa Nokia Siemens, onde desempenhou funções de vice-presidente para a Europa e África.

 

Zeinal Bava já salientou, à Reuters, a "larga experiência na área tecnológica, em várias geografias e com grande capacidade de liderança de equipas" de Armando Almeida. "Armando Almeida, em conjunto com a equipa operacional da PT Portugal, que irá manter-se, irão reforçar ainda mais o posicionamento da PT enquanto empresa de referência na área da tecnologia e inovação e contarão com o meu total apoio na definição e acompanhamento dos temas estratégicos da operação em Portugal", disse o CEO da Oi.

 

Armando Almeida entrou em 2007 para a Nokia Siemens Networks, com responsabilidades na América Latina. Em Janeiro de 2011 foi liderar a divisão de serviços desta empresa para Helsínquia, na Finlândia, ficando, passado um ano, com a responsabilidade de Europa e África. De acordo com a sua biografia disponível no Linkedin, Armando Almeida esteve seis meses nestas funções, ficando, depois, mais meio ano em sabática, até que entrou na Vertix Consulting, desempenhando ainda funções na Avanxo, VPO e Novimark. Antes de ingressar na Nokia Siemens Networks, que lhe permitiu viver nos Estados Unidos, México e Finlândia, esteve na Nokia, HP, Compaq.

 

Estudou na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, na África do Sul, onde tirou a licenciatura e o doutoramento em engenharia.

 

O português, a viver actualmente nos Estados Unidos, é membro conselheiro do Conselho da Diáspora Portuguesa. Tem 53 anos, é casado e tem cinco filhos.

 

 

Ver comentários
Saber mais PT Portugal Portugal Telecom Armando Rodrigues Cabral Almeida Zeinal Bava Marco Schroeder Luis Miguel da Fonseca Pacheco de Melo Bayard De Paoli Gontijo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio